Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Restrição ao uso do celular nas escolas já está valendo

Restrição ao uso do celular nas escolas já está valendo

Página Restrição ao uso do celular nas escolas já está valendo

A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta os gestores e técnicos municipais sobre a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. Cada rede de ensino e escola, tanto pública quanto privada, deve definir suas próprias estratégias de implementação até o início do ano letivo.

A nova legislação surge em resposta ao crescente debate sobre os impactos negativos do uso excessivo de celulares na educação, na concentração e na saúde mental dos estudantes. Para auxiliar na implementação da medida, o Ministério da Educação (MEC) lançou dois guias em 31 de janeiro: um para as redes de ensino e outro para as escolas, com diretrizes e orientações gerais.

Principais Diretrizes para a Implementação

  • Comunicação e conscientização: As escolas devem informar professores, alunos e famílias sobre a nova lei e suas regras.
  • Material de apoio: O MEC já disponibiliza cursos para capacitação de professores sobre o uso responsável da tecnologia, com novas formações previstas.
  • Autonomia escolar: Cada instituição pode estabelecer suas próprias regras de aplicação da restrição, respeitando a legislação e adaptando-se à sua realidade.
  • Acompanhamento e fiscalização: A responsabilidade pelo cumprimento da lei será das próprias redes de ensino e escolas, sem imposições de penalizações universais pelo governo federal.
  • Suporte para as famílias: O MEC oferecerá webinários e orientações para auxiliar pais na adaptação dos filhos a essa nova diretriz.

É importante ressaltar que a nova norma não proíbe completamente o uso de celulares, mas restringe sua utilização durante aulas, recreios e intervalos, permitindo seu uso apenas para fins pedagógicos, mediante autorização do professor, e em casos específicos de acessibilidade, saúde e segurança. O objetivo é criar um ambiente escolar mais saudável e equilibrado, promovendo maior interação social e concentração nos estudos.

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, enfatiza a importância do uso consciente da tecnologia: “Sabemos que a educação digital é fundamental, mas o uso excessivo e inadequado dos celulares prejudica a concentração dos alunos e causa impactos socioemocionais. Nosso objetivo é otimizar o uso e minimizar os danos.”

Diversos estudos reforçam os prejuízos do uso excessivo de telas. Uma pesquisa do Datafolha (outubro de 2024) revelou que 62% da população apoia a proibição de celulares nas escolas, percentual que sobe para 65% entre pais de crianças até 12 anos. Além disso, 76% acreditam que o uso excessivo desses aparelhos prejudica o aprendizado.

Já um estudo da Nexus indicou que 86% dos brasileiros são favoráveis à restrição do uso de celulares nas escolas, sendo que 54% defendem a proibição total, enquanto 32% apoiam o uso apenas para atividades pedagógicas autorizadas.

MEC

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin