Página - Prefeitura de Alto Horizonte promove atividade no CAPE em valorização aos povos indígenas
Prefeitura de Alto Horizonte promove atividade no CAPE em valorização aos povos indígenas
Página Prefeitura de Alto Horizonte promove atividade no CAPE em valorização aos povos indígenas
- 20/04/2026 às 15:41
- - Atualizado há 2 meses atrás
A Prefeitura de Alto Horizonte realizou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência CAPE, uma atividade especial voltada à valorização dos povos indígenas, destacando a relevância de sua cultura, de suas tradições e de suas contribuições para a formação histórica, social e cultural do Brasil. A iniciativa reforçou ainda a importância do respeito à diversidade e do fortalecimento de valores indispensáveis para a convivência harmoniosa em sociedade, ampliando o debate sobre inclusão, cidadania e reconhecimento das diferentes identidades que compõem o país.
Durante a programação, os participantes vivenciaram momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre os costumes, saberes ancestrais e a trajetória dos povos originários ao longo da história. A ação evidenciou que a presença indígena está profundamente ligada à construção da identidade nacional, influenciando áreas como alimentação, linguagem, medicina natural, preservação ambiental, artesanato e diversas manifestações culturais que permanecem presentes no cotidiano da população brasileira.
Além de valorizar esse patrimônio cultural, a atividade desenvolvida no CAPE também buscou conscientizar sobre a necessidade de combater preconceitos e promover a igualdade de oportunidades. O trabalho realizado incentivou atitudes baseadas na empatia, no diálogo e no respeito mútuo, mostrando que reconhecer e valorizar as diferenças é essencial para construir relações sociais mais saudáveis, fortalecer vínculos comunitários e garantir uma convivência pautada na paz e na solidariedade.
A iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Alto Horizonte com foco no desenvolvimento humano e social da população. Por meio de atividades educativas e inclusivas, o município reafirma o compromisso de estimular o conhecimento, preservar a memória coletiva e incentivar a participação cidadã, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente, acolhedora e preparada para valorizar a riqueza cultural existente no Brasil.
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Junho de 2026 Administração
Municípios do Centro-Oeste têm até 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal
As prefeituras de Goiás têm até o próximo dia 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopublicagov.br, iniciativa promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço…
23 de Junho de 2026 Capacitações
FGM Capacita promove formação sobre integridade pública e fortalecimento da gestão municipal
A Federação Goiana de Municípios (FGM) realiza, nesta terça-feira dia 23 de junho, às 9 horas, mais uma edição do FGM Capacita, iniciativa voltada à qualificação e ao fortalecimento da gestão pública nos muni…