Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Operação Goiás Alerta e Solidário inicia entrega de mais de 15 mil benefícios sociais em municípios de alto risco

Operação Goiás Alerta e Solidário inicia entrega de mais de 15 mil benefícios sociais em municípios de alto risco

Página Operação Goiás Alerta e Solidário inicia entrega de mais de 15 mil benefícios sociais em municípios de alto risco

Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas intensas previstas para os próximos meses, o Governo de Goiás deu início, nesta segunda-feira (20/10), à nova etapa da Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026, coordenada pelo Goiás Social. A ação teve início no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia, e prevê a distribuição de 15.759 benefícios sociais a famílias em situação de vulnerabilidade de 37 municípios goianos considerados de alto risco, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do estado.

Ação preventiva e solidária

A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, destacou que a operação representa um importante avanço na política preventiva de proteção social.

“Já vimos de perto o que significa para uma família perder tudo em questão de horas e sentir o medo de não saber como recomeçar. Por isso, percebemos que não podíamos agir apenas de forma emergencial, mas investir em uma política sólida e preventiva de proteção do povo goiano”, ressaltou Gracinha Caiado.

Entre os itens que estão sendo entregues às famílias estão:

absorventes pós-parto;

kits de enxoval masculino e feminino;

andadores ortopédicos e cadeiras de rodas;

colchões caixa de ovo com capa e cobertores;

fraldas descartáveis geriátricas e infantis;

fórmulas infantis (Leite Nan I e II);

pacotes do Mix do Bem e frutas desidratadas.

Ao todo, 1.347 famílias serão beneficiadas nesta etapa — 184 residentes em áreas rurais e 1.163 em zonas urbanas. As entregas estão sendo realizadas por equipes da OVG e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).

Os municípios contemplados incluem, entre outros: Adelândia, Alto Paraíso de Goiás, Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Crixás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Itapaci, Niquelândia, Porangatu, São Domingos, São João D’Aliança, Uruaçu e Uruana.

Histórico da iniciativa

Criada a partir do modelo da antiga Operação Nordeste Solidário, a ação foi reformulada em 2023, quando passou a se chamar Operação Goiás Alerta e Solidário. Desde então, tem se consolidado como uma das principais políticas estaduais de apoio a famílias afetadas por eventos climáticos extremos.

2022: 17.747 benefícios entregues, beneficiando 1.751 famílias.

2023 e 2024: 35.780 benefícios distribuídos, atendendo 3.098 famílias em todo o estado.

Com a nova edição, o Governo de Goiás reforça seu compromisso com a proteção social, a dignidade e o bem-estar das famílias goianas, especialmente as mais vulneráveis.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin