Página - Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios é diplomada para o quadriênio 2025-2029
Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios é diplomada para o quadriênio 2025-2029
Página Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios é diplomada para o quadriênio 2025-2029
- 25/04/2025 às 00:00
Autor: COMUNICAÇÃO FGM
Com a casa cheia, a nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM) foi diplomada nesta quinta-feira (24/04), em solenidade realizada no Paço Municipalista Maguito Vilela, em Goiânia. O evento marcou o início do quadriênio 2025-2029 sob a presidência do prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, eleito com mais de 90% dos votos válidos em eleição realizada no último dia 11 de abril.
A eleição da chapa Municipalismo Forte e Independente foi resultado de um amplo consenso entre os prefeitos goianos, refletindo o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e a confiança em uma liderança comprometida com a defesa dos municípios. Embora já empossado oficialmente na última terça-feira (22/04), durante cerimônia no Palácio das Esmeraldas, Paulo Vitor foi diplomado ao lado dos demais membros da diretoria na solenidade desta quinta-feira.
Composta por mais de 70 prefeitos de todas as regiões do estado, a nova diretoria da FGM reflete a pluralidade e a força do municipalismo goiano. Na Diretoria Executiva, estão como 1º vice-presidente o prefeito de Crixás, Allan Paes Xavier; como 2ª vice-presidente, a prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima de Oliveira Machado; como 3º vice-presidente, o prefeito de Anhanguera, Marcelo Martins de Paiva; como 4º vice-presidente, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Contin Portugal; e como 5º vice-presidente, o prefeito de Caiapônia, Argemiro Rodrigues Santos Neto. A diretoria também conta com o ex-presidente da entidade e ex-prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, como diretor executivo financeiro, e com José Maurício Mendes, também de Campos Verdes, como diretor legislativo.
A ocasião também marcou a reinauguração da sede da FGM, que agora passa a se chamar Paço Municipalista Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador de Goiás e defensor histórico do municipalismo. O evento contou com a presença de diversos prefeitos, assim como o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), José Délio Júnior, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto e o deputado estadual Lineu Olímpio.
Presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela destacou o sucesso do modelo de gestão adotado em Goiás, baseado na parceria entre Estado e municípios. Segundo ele, essa união tem garantido avanços e uma das melhores avaliações do país. “O povo está feliz com seus gestores, e isso é resultado de um trabalho conjunto, de mãos dadas entre Estado e prefeituras”, afirmou.
O agora ex-presidente da FGM, Haroldo Naves, que esteve à frente da entidade por dois mandatos consecutivos, passou o cargo ressaltando os avanços conquistados, como o aumento de municípios filiados à entidade, a criação de importantes prêmios, como o prêmio Íris Rezende Machado, além do adicional de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro e o fortalecimento institucional da entidade. “Deixo a presidência com a certeza de que a FGM está mais estruturada e ainda mais respeitada em nível nacional”, disse Haroldo.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…