Página - Municípios têm até 31 de outubro para regularizar pendências e garantir recursos do PDDE Equidade
Municípios têm até 31 de outubro para regularizar pendências e garantir recursos do PDDE Equidade
Página Municípios têm até 31 de outubro para regularizar pendências e garantir recursos do PDDE Equidade
FGM alerta gestores municipais sobre a importância de verificar irregularidades que podem impedir o repasse de recursos federais às escolas públicas.
- 29/10/2026 às 09:42
As redes municipais e estaduais de ensino têm até sábado, 31 de outubro de 2026, para regularizar pendências junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que possam impedir o recebimento de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade).
A Federação Goiana de Municípios (FGM) chama a atenção dos gestores e das Secretarias Municipais de Educação para a necessidade de verificar a situação cadastral e financeira das unidades escolares, garantindo que possíveis irregularidades sejam solucionadas dentro do prazo estabelecido.
O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o FNDE.
Quais pendências podem impedir o recebimento dos recursos?
Entre as principais irregularidades identificadas estão:
Falta de prestação de contas pela Unidade Executora Própria (UEx);
Omissão na prestação de contas pela Entidade Executora (EEx);
Ausência de representante ativo na Unidade Executora;
Irregularidades no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
Ausência de conta corrente ativa da UEx;
Falta de Unidade Executora Própria constituída na escola.
A regularização deve ser realizada pela instância responsável por cada pendência. Cabe aos dirigentes das Unidades Executoras adotar as providências necessárias, enquanto as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação devem oferecer suporte técnico, orientar as escolas e analisar as prestações de contas.
Como regularizar as pendências?
Para auxiliar os gestores, o Ministério da Educação disponibilizou o Guia de Resolução de Pendências do PDDE, documento que apresenta orientações para identificar irregularidades e realizar os procedimentos necessários à regularização.
O material detalha as situações que podem comprometer os repasses e indica as medidas que devem ser adotadas pelas redes de ensino e unidades escolares.
Acesse o Guia de Resolução de Pendências do PDDE
PDDE Equidade fortalece escolas em situação de vulnerabilidade
Regulamentado pela Resolução nº 8, de 7 de maio de 2026, o PDDE Equidade destina recursos financeiros suplementares às escolas públicas de educação básica que atendem populações historicamente excluídas.
A iniciativa busca melhorar as condições de infraestrutura, fortalecer a qualidade do ensino e ampliar as oportunidades educacionais em comunidades que enfrentam maiores desafios sociais e educacionais.
Os recursos representam um importante apoio às redes municipais, contribuindo para a melhoria das condições de aprendizagem e para a promoção da equidade na educação pública.
FGM orienta gestores municipais
A FGM reforça a importância de os gestores dos 246 municípios goianos acompanharem a situação das unidades escolares e mobilizarem suas equipes técnicas para solucionar eventuais pendências antes do encerramento do prazo.
A regularidade cadastral e a correta prestação de contas são fundamentais para assegurar o acesso aos recursos federais e evitar prejuízos ao funcionamento das escolas.
Prazo final: 31 de outubro de 2026.
Notícias para Você
Notícias para Você
29 de Outubro de 2026 Educação
STF reconhece piso do magistério para professores temporários; FGM publica nota técnica com orientações aos mu…
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito dos professores temporários da rede pública de educação básica ao piso salarial nacional do magistério. A decisão, tomada por unanimidade no julgamento de embargos de declaraçã…
28 de Outubro de 2026 Assistência Social
FNAS prorroga cronograma de execução das emendas parlamentares impositivas na Assistência Social
O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) estendeu os prazos operacionais para a execução das emendas individuais do exercício de 2026 processadas pelo Sistema EstruturaSuas no âmbito da Ação 219G. Voltados ao fortalecimento da gestão…