Página - Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Página Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
- 26/06/2026 às 12:20
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduos sólidos. O envio dos dados é obrigatório e representa condição essencial para o acesso a recursos federais destinados a empreendimentos, equipamentos e serviços relacionados à área.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta os gestores municipais para a importância do cumprimento do prazo, uma vez que a ausência das informações pode comprometer o recebimento de recursos da União voltados à implementação e ao fortalecimento das políticas públicas de manejo de resíduos sólidos.
O preenchimento deve ser realizado diretamente na plataforma do Sinir e contempla dados referentes ao ano-base de 2025. Entre as informações solicitadas estão a origem e a quantidade de resíduos sólidos gerados, a caracterização dos resíduos, as formas de destinação e disposição final adotadas pelos municípios, além da infraestrutura disponível para a gestão dos resíduos.
Também devem ser informados dados sobre aterros sanitários, sistemas compartilhados por meio de consórcios públicos, custos relacionados aos serviços de limpeza urbana e coleta seletiva, geração de emprego e renda no setor, bem como a existência de passivos ambientais, como áreas contaminadas.
Para auxiliar os gestores, o Sinir disponibiliza manuais e orientações técnicas sobre o preenchimento das informações. Municípios que apresentarem pendências cadastrais devem, inicialmente, atualizar seus dados no sistema, conforme as orientações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para posteriormente realizar o envio das informações.
O prazo para a declaração havia sido inicialmente fixado em 30 de abril de 2026, mas foi prorrogado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima após solicitação apresentada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A medida considerou relatos de gestores sobre dificuldades técnicas de acesso à plataforma.
A FGM orienta os gestores municipais a não deixarem o preenchimento para os últimos dias, evitando possíveis instabilidades no sistema e garantindo a regularidade do município perante as exigências federais.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…