Página - Municípios podem receber até R$ 150 mil ao participarem do Índice de Sustentabilidade Municipal
Municípios podem receber até R$ 150 mil ao participarem do Índice de Sustentabilidade Municipal
Página Municípios podem receber até R$ 150 mil ao participarem do Índice de Sustentabilidade Municipal
- 17/06/2025 às 12:49
- - Atualizado há um ano atrás
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou o convite para que todos os municípios goianos participem do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM), ferramenta que avalia o desempenho das gestões locais em critérios ambientais, sociais, econômicos e institucionais. Com pontuação máxima de 100 pontos, o ISM é estruturado em quatro eixos: Gestão Ambiental; Água, Esgoto e Resíduos; Conservação da Biodiversidade; e Proteção Ambiental.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão ambiental nos municípios, identificar fragilidades, potencializar boas práticas e embasar estratégias de apoio mais eficazes por parte do Estado. A adesão deve ser feita até 31 de julho de 2025 por meio do sistema do ICMS Ecológico, no site da Semad.
Para o ano de 2025, serão reconhecidos e poderão ser premiados os 3 (três) municípios de cada classe que obtiverem as maiores pontuações no Índice de Sustentabilidade Municipal - ISM, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os municípios serão enquadrados em classes de população: classe 1 (até 10.000 habitantes), classe 2 (maior que 10.000 e até 50.000 habitantes), e classe 3 (maior que 50.000 habitantes).
A premiação consistirá na celebração de convênio com a SEMAD, com o objetivo de apoiar a estruturação da respectiva secretaria municipal de meio ambiente. Os valores de repasse, de acordo com a classe e colocação, são:
Municípios Classe 1:
1º lugar: até R$ 150.000,00
2º lugar: até R$ 100.000,00
3º lugar: até R$ 50.000,00
Municípios Classe 2:
1º lugar: até R$ 150.000,00
2º lugar: até R$ 100.000,00
3º lugar: até R$ 50.000,00
Municípios Classe 3:
1º lugar: até R$ 150.000,00
2º lugar: até R$ 100.000,00
3º lugar: até R$ 50.000,00
Para os anos posteriores ao exercício de 2025, poderão ser reconhecidos também os 3 (três) municípios, independentemente da classe, que apresentarem o maior aumento de pontuação em relação ao ano anterior.
Para participar, os gestores devem realizar cadastro no Portal Ambiental (caso ainda não tenham), registrar o município e anexar a documentação necessária. Municípios já cadastrados podem acessar diretamente o módulo do ISM e fazer a solicitação.
A Federação Goiana de Municípios (FGM), parceira da iniciativa, destaca que o envolvimento dos gestores é fundamental para o sucesso do projeto e reforça que o ISM representa uma oportunidade concreta de avanço sustentável para as administrações municipais e para o estado como um todo.
Cronograma:
31 de julho: Prazo final para solicitação de participação e envio de documentos
22 de agosto: Divulgação da análise inicial
26 de agosto: Fim do prazo para apresentação de recursos
11 de setembro: Publicação do ranking final durante o Dia do Cerrado
Saiba mais e acesse o sistema: https://portal.meioambiente.go.gov.br
Dúvidas? Contate a Gerência de Apoio aos Municípios da Semad:
(62) 99944-7392 | (62) 3201-5234
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…