Página - Municípios podem aderir ou renovar participação no Programa Mais Médicos
Municípios podem aderir ou renovar participação no Programa Mais Médicos
Página Municípios podem aderir ou renovar participação no Programa Mais Médicos
- 06/03/2026 às 14:40
Gestores municipais e do Distrito Federal já podem solicitar vagas ou renovar a participação no Programa Mais Médicos. O processo foi aberto nesta quarta-feira (4), por meio de edital do Ministério da Saúde, permitindo que prefeituras confirmem vagas existentes ou solicitem novas posições conforme a necessidade de profissionais na atenção primária à saúde. O prazo para formalização da adesão segue até o dia 13 de março.
O chamamento também possibilita que municípios que ainda não participam do programa ingressem na iniciativa, desde que atendam aos critérios estabelecidos na Nota Técnica do Ministério da Saúde. A medida busca ampliar a presença de médicos em todo o país e recompor vagas que estejam ociosas nas localidades já participantes.
O quantitativo de vagas destinadas à reposição será definido após a confirmação das vagas pelos municípios que já fazem parte do programa. Já a abertura para novas cidades está limitada ao número máximo de postos atualmente existentes no Mais Médicos. O Ministério da Saúde também prevê reposição contínua de profissionais em casos de desistência, por meio de novos editais.
Para participar ou manter a adesão ao programa, municípios e o Distrito Federal devem manter os dados cadastrais atualizados, inserir a documentação exigida dentro dos prazos definidos e acompanhar regularmente as orientações publicadas no portal oficial do Programa Mais Médicos.
Fortalecimento da atenção primária
O Programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar o acesso da população à atenção básica e reduzir desigualdades regionais no atendimento em saúde. A meta do governo federal é alcançar 28 mil médicos em atividade até 2027, garantindo assistência a aproximadamente 67 milhões de brasileiros.
Atualmente, mais de 27 mil profissionais atuam em cerca de 4,5 mil municípios do país. Desse total, aproximadamente 1,7 mil cidades apresentam altos índices de vulnerabilidade social, o que reforça o foco do programa em regiões que enfrentam maior dificuldade de acesso a serviços médicos.
A presença desses profissionais fortalece as equipes de Saúde da Família, amplia a oferta de consultas e contribui para melhorar os indicadores de saúde nas comunidades atendidas. O programa também incentiva a formação e qualificação dos médicos por meio de parcerias com instituições de ensino.
Confira o edital de chamamento público estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde.
Notícias para Você
Notícias para Você
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…
24 de Junho de 2026 Porteirão
Prefeitura de Porteirão amplia investimentos e promove melhorias para fortalecer a educação municipal
A Prefeitura de Porteirão segue investindo no fortalecimento da educação pública, com ações que beneficiam estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre as melhorias realizadas estão a aquisição de televisores para a…