Página - Municípios do Centro-Oeste têm até 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal
Municípios do Centro-Oeste têm até 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal
Página Municípios do Centro-Oeste têm até 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal
- 23/06/2026 às 07:47
As prefeituras de Goiás têm até o próximo dia 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopublicagov.br, iniciativa promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), em parceria com a Rede de Parcerias.
A ação é direcionada aos municípios da Região Centro-Oeste Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e tem como principal objetivo fortalecer a governança pública municipal, por meio da modernização da gestão, da melhoria dos processos administrativos e do aprimoramento da aplicação dos recursos públicos.
Ao aderir à iniciativa, os municípios passarão a integrar um processo de implantação do Gestaopublicagov.br, modelo nacional desenvolvido para avaliar e aperfeiçoar práticas de governança e gestão nos órgãos públicos, especialmente aqueles responsáveis pela execução de transferências voluntárias e parcerias com a União.
Para participar, as prefeituras devem preencher o formulário disponibilizado pelo Governo Federal e indicar um representante municipal, denominado Ponto Focal, que atuará como interlocutor entre o município e o Ministério da Gestão durante todo o processo de implementação.
A jornada contará com uma programação de capacitações on-line, realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams. O primeiro encontro, com o tema "Governança Municipal em Foco: Gestão e Inovação", será realizado no dia 26 de junho, das 10h às 12h. Em seguida, nos dias 8, 9 e 10 de julho, ocorrerá o Curso Preparatório para Implementação do Gestaopublicagov.br, das 9h às 12h. Já no dia 15 de julho, das 10h às 12h, será promovida a etapa de Aplicação Assistida do IMGG 100 pontos.
Entre os benefícios da adesão estão o acesso a apoio técnico especializado do Governo Federal, ferramentas gratuitas de diagnóstico e aprimoramento da gestão, além do fortalecimento das práticas de governança, transparência e eficiência administrativa nos municípios.
A FGM reforça a importância da participação dos municípios goianos nesta ação estratégica, que contribuirá para o fortalecimento institucional das administrações municipais e para a melhoria contínua da gestão pública.
Prazo para adesão: até 24 de junho de 2026.
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Junho de 2026 Educação
Seduc Goiás repassa mais de R$ 17,3 milhões aos municípios para manutenção do transporte escolar
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizará, no próximo dia 24 de junho, o repasse da 5ª parcela dos recursos destinados ao Transporte Escolar referente ao exercício de 2026. Ao todo, serão transferidos R$ 17.339.542,84…
23 de Junho de 2026 Capacitações
FGM Capacita promove formação sobre integridade pública e fortalecimento da gestão municipal
A Federação Goiana de Municípios (FGM) realiza, nesta terça-feira dia 23 de junho, às 9 horas, mais uma edição do FGM Capacita, iniciativa voltada à qualificação e ao fortalecimento da gestão pública nos muni…