Página - Municípios devem enviar informações à ANA sobre cobrança do manejo de resíduos sólidos urbanos até 11 de novembro
Municípios devem enviar informações à ANA sobre cobrança do manejo de resíduos sólidos urbanos até 11 de novembro
Página Municípios devem enviar informações à ANA sobre cobrança do manejo de resíduos sólidos urbanos até 11 de novembro
- 25/10/2024 às 14:29
Gestores devem ficar atentos ao prazo que vai até 11 de novembro para enviem a complementação de informações e documentos em 2024 sobre a comprovação da adoção da Norma de Referência 1 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) de 2021, que dispõe sobre o regime, a estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos.
O serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos engloba coleta, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento (inclusive por compostagem) e disposição final dos resíduos domésticos e provenientes do serviço de limpeza urbana. O mesmo vale para os resíduos de atividades comerciais, industriais e de serviços que sejam equiparados a resíduos domésticos por decisão do titular do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos (SMRSU).
A Lei 14.026/2020 atribuiu à ANA a responsabilidade pela edição Normas de Referência aplicáveis ao setor, as quais são condição para os Municípios acessarem recursos federais vinculados a saneamento básico, incluindo financiamentos e emendas parlamentares.
É importante evidenciar que essa NR 1/ANA/2021 traz ainda a obrigatoriedade de os Municípios informarem à ANA sobre o instrumento de cobrança adotado (taxa ou tarifa), e/ou o cronograma de implementação. Portanto, não basta a existência do mecanismo de cobrança, mas todos os gestores locais devem enviar as informações até 11 de novembro pelo Portal de Acompanhamento da Regulação do Saneamento Básico (SASB), disponível aqui.
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Junho de 2026 Educação
Seduc Goiás repassa mais de R$ 17,3 milhões aos municípios para manutenção do transporte escolar
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizará, no próximo dia 24 de junho, o repasse da 5ª parcela dos recursos destinados ao Transporte Escolar referente ao exercício de 2026. Ao todo, serão transferidos R$ 17.339.542,84…
23 de Junho de 2026 Administração
Municípios do Centro-Oeste têm até 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal
As prefeituras de Goiás têm até o próximo dia 24 de junho para aderir à Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopublicagov.br, iniciativa promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço…