Página - Municípios deram voz à resistência em Brasília durante quatro dias de intensa mobilização
Municípios deram voz à resistência em Brasília durante quatro dias de intensa mobilização
Página Municípios deram voz à resistência em Brasília durante quatro dias de intensa mobilização
- 22/05/2025 às 00:00
- - Atualizado há um ano atrás
Brasília sediou, nesta semana, a XXVI edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, reunindo mais de 10 mil participantes entre prefeitos (as), vereadores (as), secretários (as) e lideranças políticas de todo o país. Reconhecida como o maior encontro municipalista da América Latina, a Marcha reafirmou o protagonismo dos municípios brasileiros.
Foram quatro dias intensos de mobilização, articulação política e defesa intransigente das pautas prioritárias dos municípios. O evento escancarou a urgência de se preservar a autonomia dos entes locais diante das propostas que ameaçam o equilíbrio do pacto federativo.
A Marcha também se destacou pelo fortalecimento das articulações institucionais. A parceria entre a CNN Brasil e a Escola de Formação em Gestão Nacional (EFGN) deu maior visibilidade às pautas debatidas e ampliou o alcance das mensagens em defesa de um novo modelo federativo.
Goiás teve papel de destaque logo na solenidade de abertura. O Governador Ronaldo Caiado, adotou uma postura firme ao defender os interesses dos municípios goianos e brasileiros. Em sua fala, alertou para os impactos negativos da concentração de receitas nas mãos do governo federal. “A centralização de recursos ameaça diretamente a autonomia dos municípios. Quem mais sofre são os menores, onde vivem as populações mais carentes e que mais precisam do poder público presente”, afirmou.
O governador foi calorosamente aplaudido ao defender a descentralização como princípio fundamental de um Brasil mais eficiente. “Já não temos autonomia sobre quase nada. Os impostos não podem ser repassados sem programação ou respeito hierárquico”, disse, elogiando a atuação política de entidades como a Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM). Caiado fez questão de reconhecer o empenho do presidente da FGM, Paulo Vitor Avelar e do presidente da AGM, Zé Délio, pela atuação destacada em Brasília. “Esses dois líderes estiveram no Palácio do Planalto garantindo que Goiás tivesse voz neste evento. Isso é motivo de orgulho”, frisou.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que trata da reforma tributária, concentrou boa parte das preocupações da comitiva goiana. O presidente da FGM, Paulo Vitor Avelar, destacou os riscos de esvaziamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a perda de autonomia fiscal das prefeituras, reforçando a necessidade de uma atuação firme do Congresso em defesa dos entes locais. “Estamos aqui para mostrar que os municípios têm voz. Queremos nossos parlamentares comprometidos com a retirada de pautas prejudiciais e com a inclusão de medidas que garantam dignidade ativa às gestões municipais”, declarou.
Os estandes das entidades estaduais, incluindo o da FGM, receberam ampla visitação e foram pontos estratégicos de encontro e troca de experiências entre gestores de todas as regiões do país. A receptividade e a mobilização foram destacadas por Ronaldo Caiado como símbolos da força crescente do movimento municipalista.
Ao fim dos quatro dias de intensa programação, com debates técnicos, reuniões estratégicas e articulações junto ao Congresso Nacional e ao Executivo federal, a Marcha consolidou sua importância como ferramenta política e espaço de resistência municipalista. Goiás, mais uma vez, reafirmou seu papel de liderança na construção de um Brasil mais justo, federativo e descentralizado.
A Marcha termina hoje, mas a luta continua nos gabinetes, no plenário e nos municípios, onde está a verdadeira força do Brasil.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…