Página - Mobilização Municipalista reúne líderes e debate pautas prioritárias em Brasília
Mobilização Municipalista reúne líderes e debate pautas prioritárias em Brasília
Página Mobilização Municipalista reúne líderes e debate pautas prioritárias em Brasília
- 09/09/2025 às 10:00
- - Atualizado há 10 meses atrás
A mobilização municipalista realizada nesta terça-feira (09/09), em Brasília, reuniu gestores, parlamentares e lideranças de todo o país em defesa dos municípios. Entre os presentes, esteve o vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Marcelo Paiva, representando a entidade ao lado dos presidentes das associações estaduais de municípios, em um momento de unidade nacional pelo fortalecimento do municipalismo.
O encontro, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), colocou em debate temas urgentes que impactam diretamente as administrações municipais e a qualidade dos serviços prestados à população.
Pautas debatidas na mobilização
• Crise fiscal: municípios enfrentam queda de receitas e aumento das despesas obrigatórias, comprometendo a capacidade de investimento e manutenção dos serviços essenciais.
• Reforma Tributária: discussão sobre a redistribuição justa dos tributos e a garantia de que os municípios não sejam prejudicados com as mudanças propostas.
• PEC 66/2023 – Sustentabilidade: proposta que trata do parcelamento dos precatórios, tema que preocupa as finanças municipais.
• Alerta de pisos salariais: pressão gerada pelo aumento dos pisos de categorias profissionais sem a devida compensação financeira por parte da União.
• 1,5% de março do FPM: reivindicação da recomposição das perdas do Imposto de Renda e ampliação do Fundo de Participação dos Municípios como forma de aliviar os cofres municipais.
A mobilização foi marcada pela presença dos presidentes das associações estaduais de municípios, que, junto com a CNM e suas federações, reforçaram a necessidade de articulação conjunta para que as pautas sejam priorizadas no Congresso Nacional.
O vice-presidente da FGM, Marcelo Paiva, destacou a importância da união entre lideranças municipais. “Estamos aqui representando os prefeitos e prefeitas de Goiás, levando as demandas reais das cidades e reforçando a luta por um pacto federativo mais justo. Essa mobilização mostra que o municipalismo está mais forte e organizado”, afirmou.
A expectativa dos gestores é que, a partir da mobilização, o Congresso Nacional avance nas pautas que garantam maior autonomia, segurança financeira e equilíbrio federativo. A crise fiscal e a crescente responsabilidade repassada aos municípios sem contrapartida financeira tornam urgente a construção de soluções estruturais.
A FGM segue acompanhando de perto as discussões em Brasília e reafirma seu compromisso de representar e defender os interesses dos municípios goianos, lado a lado com as associações estaduais e a CNM.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…