Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Ministério da Saúde lança nova versão do Painel de Monitoramento do Mais Médicos

Ministério da Saúde lança nova versão do Painel de Monitoramento do Mais Médicos

Página Ministério da Saúde lança nova versão do Painel de Monitoramento do Mais Médicos

  • 26/09/2025 às 09:40

Fonte: Ministério da Saúde lança nova versão do painel de monitoramento do Mais Médicos Para ampliar a transparência, o mapeamento dinâmico e a qualificação da gestão das ações para provimento de médicos em todo o país, o Ministério da Saúde lançou a nova versã

Com o objetivo de ampliar a transparência, modernizar o mapeamento de informações e qualificar a gestão das ações de provimento de médicos em todo o país, o Ministério da Saúde disponibilizou uma nova versão do Painel de Monitoramento do Mais Médicos. A ferramenta já pode ser acessada na página oficial do programa.

O painel reúne dados atualizados sobre a distribuição de médicos por estado, município e Distrito Sanitário Indígena (DSEI), número de profissionais ativos em cada ciclo de chamamento, situação das vagas (ocupadas, disponíveis ou em reposição), além de indicadores de cobertura populacional e impacto do programa. Também é possível acompanhar séries históricas que retratam a evolução do Mais Médicos desde sua criação.

Com interface interativa, o painel organiza os dados em tabelas, gráficos e mapas, permitindo que gestores federais, estaduais e municipais, pesquisadores e a sociedade em geral acompanhem de forma detalhada a alocação de profissionais e os resultados alcançados.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a atualização do painel reforça um dos pilares do programa: a transparência e a produção de indicadores para aperfeiçoar a política pública.

“A ferramenta nos ajuda a aprimorar políticas e planejar novas iniciativas que garantam mais médicos para os usuários do SUS”, afirmou.

Proenço destacou ainda os resultados obtidos nos 12 anos de existência do Mais Médicos: reforço das equipes de Saúde da Família, presença em áreas vulneráveis, atendimento em territórios indígenas e redução da mortalidade infantil.

“É uma das iniciativas mais exitosas da saúde brasileira na última década. Reafirmamos nosso compromisso em aprimorá-la cada vez mais, sempre com apoio da população”, completou.

A atualização também antecipa novidades do Mais Médicos Especialistas, eixo do programa Agora Tem Especialistas, que tem como meta reduzir filas de consultas, exames e cirurgias. Pela primeira vez, o painel apresentará dados sobre a distribuição e o provimento de especialistas em todo o país, fortalecendo a Atenção Especializada no SUS e combatendo desigualdades regionais.

Funcionalidades do novo painel

Entre os principais recursos já disponíveis, estão:

Integração do Programa: informações sobre vínculo, estratégia e formação dos médicos;

Ações afirmativas: distribuição de profissionais em territórios historicamente vulneráveis;

Cofinanciamento municipal: lista nominal de médicos em vagas cofinanciadas;

Monitoramento CNES: situação dos médicos registrados nas equipes;

Rotatividade e permanência: acompanhamento da presença em equipes de Saúde da Família;

Mais Médicos Especialistas (em breve): dados sobre profissionais especializados ativos.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin