Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Ministério da Saúde divulga manuais para padronização da identidade visual na Atenção Primária

Ministério da Saúde divulga manuais para padronização da identidade visual na Atenção Primária

Página Ministério da Saúde divulga manuais para padronização da identidade visual na Atenção Primária

Para garantir uniformidade na comunicação de ações, programas e unidades de saúde em todo o País, o Ministério da Saúde disponibilizou três manuais que orientam estados e municípios sobre o uso correto das marcas oficiais da Atenção Primária à Saúde (APS).

Os documentos trazem instruções para a aplicação de identidade visual em Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos, vestuários, unidades móveis e materiais de uso dos profissionais, como mochilas, pranchetas e garrafas.

A recomendação é que as secretarias de saúde acrescentem suas próprias logomarcas nas peças, respeitando os padrões de posicionamento, tamanho, cores e formatos originais, sem alterações ou distorções.

Fortalecimento do SUS

Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, os manuais reforçam a identidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliam o reconhecimento da população sobre os serviços ofertados.

“Queremos que os materiais sejam amplamente conhecidos por gestores e trabalhadores da APS. A identidade visual com o uso das marcas oficiais é fundamental para o protagonismo dos serviços e para o sentimento de pertencimento da população que acessa esse nível de atenção”, destacou.

Conheça os manuais

Manual de Identidade Visual e Sinalização: Unidades de Atenção Primária à Saúde
Organizado em três eixos — sinalização, ambiência e conteúdos técnicos e informativos —, o documento orienta desde a identificação externa e interna das UBS até a ambientação dos espaços, incluindo peças fixas (sem possibilidade de alteração) e peças editáveis (com campos para personalização local).

Manual de Aplicação das Marcas: Unidades Móveis
Voltado para veículos e embarcações, apresenta diretrizes de adesivamento de iniciativas como as UBS Fluviais, o programa Brasil Sorridente e o Consultório na Rua, fundamentais para levar atendimento a comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso.


Define padrões para uniformes, equipamentos de proteção individual (EPIs) e acessórios utilizados por profissionais da saúde, abrangendo programas como a Estratégia Saúde da Família, Brasil Sorridente, Atenção Primária Prisional e a Academia da Saúde.

Todos os arquivos estão disponíveis em versão vetorizada e pronta para uso no portal do Ministério da Saúde.

Confira todos os manuais disponíveis no portal do Ministério da Saúde

Faça o download dos arquivos vetorizados e prontos para a utilização

Faça o download dos arquivos vetorizados e prontos para a utilização 

Faça o download dos arquivos vetorizados e prontos para a utilização

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin