Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Ministério da Cultura unifica gestão da Política Nacional Aldir Blanc na plataforma CultBR

Ministério da Cultura unifica gestão da Política Nacional Aldir Blanc na plataforma CultBR

Página Ministério da Cultura unifica gestão da Política Nacional Aldir Blanc na plataforma CultBR

O Ministério da Cultura (MinC) publicou, nesta segunda-feira (13), a portaria que consolida em um único documento todas as diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), criada pela Lei nº 14.399/2022. O novo normativo reúne e atualiza regras anteriores, estabelecendo orientações que vão desde a solicitação de recursos até a prestação de contas.

O grande avanço trazido pela medida é a integração total da gestão da PNAB à plataforma CultBR, que passa a concentrar todas as etapas de execução, monitoramento e avaliação da política pública.

“A Política Nacional Aldir Blanc é uma conquista do país, porque garante continuidade e previsibilidade para a cultura. Essa portaria reforça o caráter estruturante da PNAB, consolidando as regras de gestão e ampliando a transparência sobre como e onde os recursos são aplicados”, destacou o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares.

Com a nova ferramenta, estados e municípios poderão acompanhar de forma mais intuitiva e organizada o andamento de seus planos de ação, editais e repasses. Já a sociedade civil terá acesso público às informações e resultados da política cultural.

O secretário-executivo adjunto, Cassius Rosa, enfatizou que a CultBR representa um marco para a gestão cultural: “A plataforma cria um repositório único e oficial, que registra todas as etapas da execução, trazendo mais segurança, estabilidade e memória institucional. É também uma ferramenta simples, intuitiva e transparente.”

Além de fortalecer o acompanhamento e a transparência, a CultBR facilitará a gestão municipal e estadual, oferecendo um ambiente institucional seguro para o registro de informações e garantindo continuidade administrativa entre gestões.

O texto da nova portaria é fruto de um processo de diálogo federativo, construído com a participação de fóruns e gestores culturais de todo o país. A medida reafirma o caráter cooperativo da Aldir Blanc — considerada a mais ampla política de financiamento da cultura na história do Brasil.

Para auxiliar os gestores na adaptação à nova plataforma, o MinC promoverá um plantão tira-dúvidas na quarta-feira (15), às 14h30. O credenciamento pode ser feito neste link, e dúvidas adicionais podem ser enviadas ao e-mail pnab@cultura.gov.br.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin