Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - MinC prorroga prazo para envio do PAR da Política Nacional Aldir Blanc

MinC prorroga prazo para envio do PAR da Política Nacional Aldir Blanc

Página MinC prorroga prazo para envio do PAR da Política Nacional Aldir Blanc

O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou, de 31 de agosto para 19 de setembro, o prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal enviem o Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) referente ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A decisão atende a solicitações de fóruns e associações municipalistas, como a Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, que pediram mais tempo para finalizar os documentos.

Exigências para receber os recursos

Para acessar os repasses do segundo ciclo da Aldir Blanc, os entes federativos precisam:

Ter executado ao menos 60% dos recursos do primeiro ciclo;

Elaborar o PAR com participação social;

Registrar o documento na plataforma CultBR, anexando os comprovantes necessários.

Segundo o MinC, como o sistema é novo e passa por aprimoramentos, é natural que gestores enfrentem dificuldades. O prazo estendido busca garantir mais tranquilidade para adaptação sem comprometer o cronograma de repasses, previsto para setembro.

O secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, reforçou que quem não enviar o PAR ficará sem acesso aos recursos:

“O envio depende de consulta pública, que precisa ser feita com qualidade. Caso contrário, milhares de fazedores de cultura seriam prejudicados. A prorrogação garante mais tempo, mas não altera as datas de pagamento.”

Situação atual

Dos 5.568 municípios que aderiram à PNAB, apenas 2.043 (40%) enviaram o PAR até o dia 28 de agosto. Entre as 27 unidades federativas, 10 estados (37%) já concluíram o processo.

Para facilitar a elaboração dos planos, o MinC oferece:

Plantões de atendimento online, às segundas, quartas e sextas-feiras, mediante agendamento;

Vídeo tutorial disponível no canal oficial no YouTube;

Guia de orientação para o preenchimento do PAR.

Participação da sociedade civil

A consulta pública é uma exigência da Lei nº 14.399/22, devendo ocorrer por meio dos conselhos de cultura ou política cultural quando existirem nos municípios.

O MinC, em parceria com o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), disponibilizou materiais de apoio, como o Guia prático de participação social e a Cartilha simplificada, que incluem trechos da legislação vigente.

Vale destacar que a participação da sociedade civil deve ir além da construção do PAR, estendendo-se à execução das ações, elaboração de editais e acompanhamento do uso dos recursos.

Acesse aqui os guias, manuais e cartilhas da Aldir Blanc: gov.br/cultura

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin