Página - MinC prorroga curso para Agentes Territoriais de Cultura e anuncia nova etapa prática até dezembro
MinC prorroga curso para Agentes Territoriais de Cultura e anuncia nova etapa prática até dezembro
Página MinC prorroga curso para Agentes Territoriais de Cultura e anuncia nova etapa prática até dezembro
- 08/05/2026 às 11:00
O Ministério da Cultura (MinC) anunciou a prorrogação do Ciclo 3 do curso para Agentes Territoriais de Cultura e confirmou a continuidade do programa com uma nova etapa prática até o final de 2026. A iniciativa integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e busca fortalecer a atuação cultural nos territórios brasileiros, ampliando o acesso às políticas públicas e à formação dos agentes culturais.
O Ciclo 3, que inicialmente seria encerrado em abril, seguirá até o dia 31 de maio, oferecendo mais tempo para que os participantes concluam as pesquisas locais, conhecidas como cartografias culturais, e compartilhem os resultados com as comunidades.
Além disso, o MinC anunciou o início do Ciclo 4 a partir de junho. A nova etapa funcionará como uma residência prática voltada à gestão pública da cultura, estendendo o programa até dezembro deste ano. O anúncio foi realizado pelo secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, durante transmissão ao vivo no canal oficial do Ministério no YouTube.
Segundo o Ministério, a nova fase permitirá que os agentes territoriais atuem diretamente em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), fundações, institutos e Secretarias Municipais de Cultura, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A proposta é fortalecer a experiência em gestão cultural e apoiar a consolidação de políticas públicas locais, como planos, conselhos e fundos municipais de cultura.
A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, destacou que o Ciclo 4 representa um avanço na participação social dentro das políticas culturais. Já a diretora de Articulação e Governança, Desiree Tozi, ressaltou que a etapa será dedicada às chamadas “Práticas Profissionais Orientadas em Gestão Pública de Cultura Comunitária”, aproximando ainda mais os agentes da realidade dos territórios.
Coordenadores regionais dos Institutos Federais parceiros também celebraram a continuidade do programa e reforçaram a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações culturais em todo o país.
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura é desenvolvido em parceria com Institutos Federais de diferentes regiões brasileiras e tem como objetivo ampliar a presença das políticas culturais nos municípios, promovendo formação, articulação e desenvolvimento cultural nos territórios.
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…