Página - MEC realiza 1º Seminário Nacional sobre ICMS Educacional para fortalecer a qualidade e equidade na educação básica
MEC realiza 1º Seminário Nacional sobre ICMS Educacional para fortalecer a qualidade e equidade na educação básica
Página MEC realiza 1º Seminário Nacional sobre ICMS Educacional para fortalecer a qualidade e equidade na educação básica
- 24/06/2025 às 13:22
- - Atualizado há um ano atrás
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/mec-promove-1o-seminario-nacional-sobre-icms-educacional
O Ministério da Educação (MEC) realiza, nos dias 24 e 25 de junho, o 1º Seminário Nacional sobre ICMS Educacional. O evento acontece no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação (Cetremec), em Brasília, das 8h às 18h, e tem como foco debater a importância da vinculação de parte da cota-parte municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a indicadores educacionais.
O ICMS Educacional é um mecanismo previsto na Emenda Constitucional nº 108/2020, que tornou o Fundeb permanente e determinou que, pelo menos, 10% da cota-parte municipal do ICMS sejam distribuídos conforme o desempenho educacional dos municípios, considerando a melhoria dos resultados de aprendizagem e o aumento da equidade, de acordo com o nível socioeconômico dos estudantes.
Desde 2022, todos os estados tiveram que instituir esse mecanismo por lei, como requisito para acessar a Complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundeb. Em 2024, o volume de recursos distribuídos com base nesses critérios chegou a R$ 18,4 bilhões em todo o país.
O seminário reunirá especialistas, gestores e técnicos do MEC, de suas autarquias, das secretarias estaduais e municipais de educação e finanças, além de representantes de entidades educacionais, para discutir como o ICMS Educacional pode contribuir para ampliar o acesso a uma educação básica de qualidade, com equidade, em todos os municípios brasileiros. O evento também promoverá o intercâmbio de experiências entre os entes federados sobre a implementação dessa política.
A mesa de abertura contará com a presença da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; do diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Wathier; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa; e da representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Sandra Casimiro.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…