Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - MEC lançará campeonatos sobre boas práticas na educação bilíngue de surdos em webinário

MEC lançará campeonatos sobre boas práticas na educação bilíngue de surdos em webinário

Página MEC lançará campeonatos sobre boas práticas na educação bilíngue de surdos em webinário

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, na próxima quarta-feira (23/07), um webinário para o lançamento dos editais de dois campeonatos voltados à valorização de boas práticas na educação bilíngue de surdos: o 1º Concurso Nacional de Literatura Surda e o 4º Campeonato Artístico-Literário. A transmissão será realizada às 18h (horário de Brasília), pelo canal oficial do MEC no YouTube.

As iniciativas são coordenadas pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). Os editais serão publicados no segundo semestre de 2025.

Com os concursos, o MEC reforça seu compromisso com o incentivo à arte, à literatura e ao protagonismo surdo, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrumento de expressão, ensino e identidade cultural nas escolas bilíngues. A proposta é promover a equidade linguística e contribuir com a formação continuada de professores que atuam com estudantes surdos em contextos educacionais inclusivos.

Detalhes dos campeonatos

• 4º Campeonato Artístico-Literário

Coordenado pelos professores Vanessa Regina e Guilherme Nichols, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o campeonato terá como temática a nova série As Aventuras de Cali: Cali em Recife. Os editais estarão disponíveis no site da CasaLibras. Na última edição, o evento reuniu mais de 500 participantes, entre estudantes e professores, de mais de 50 instituições.

1º Concurso Nacional de Literatura Surda

Organizado pelos professores Fabiano Souto e Bruna da Silva Branco, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o concurso abordará o tema Narrando histórias em Língua de Sinais/Libras. A proposta é incentivar produções literárias visuais em Libras, fortalecendo a presença da cultura surda nas escolas. Mais informações e o acompanhamento do concurso estarão disponíveis no site da UFPel.

Investimento e apoio

As ações contam com apoio financeiro do MEC, via Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Secadi e as universidades participantes. Ao todo, foram investidos R$ 470.358,34, destinados à organização dos campeonatos e à realização de eventos solenes presenciais para entrega de premiações a estudantes e professores surdo

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin