Página - MEC lança novo volume da Coleção Educação em Direitos Humanos
MEC lança novo volume da Coleção Educação em Direitos Humanos
Página MEC lança novo volume da Coleção Educação em Direitos Humanos
- 09/02/2026 às 11:28
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), disponibilizou o terceiro caderno da Coleção Educação em Direitos Humanos. Com o título “O Papel das Escolas na Promoção de Direitos de Migrantes, Refugiados e Apátridas”, a publicação busca apoiar profissionais da educação na promoção dos direitos dessa população, fortalecendo a escola como espaço de acolhimento e proteção.
O material apresenta conceitos essenciais sobre migração, um panorama atual dos fluxos migratórios no Brasil e os principais desafios enfrentados para garantir direitos, especialmente de crianças e adolescentes. Também reúne orientações sobre a legislação nacional e internacional voltada ao tema e indica caminhos práticos para que as escolas contribuam com a inclusão e o acolhimento desses estudantes. A obra está disponível na plataforma MEC RED, que reúne também os dois volumes anteriores da coleção.
Coleção Educação em Direitos Humanos
O terceiro caderno dá continuidade à proposta de oferecer conteúdos objetivos e formativos para educadores, com foco na sensibilização, capacitação e fortalecimento da Educação em Direitos Humanos no ambiente escolar. As publicações são produzidas pela Secadi em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).
Os conteúdos têm como base marcos legais como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), reforçando o papel das escolas na garantia de direitos.
Volumes anteriores
O primeiro volume aborda o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, apresentando conceitos, metodologias pedagógicas e orientações para prevenção, identificação e encaminhamento de casos no ambiente escolar, em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Já o segundo volume trata do enfrentamento ao trabalho infantil, destacando a escola como espaço estratégico para identificação de situações de vulnerabilidade e para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam cidadania, reflexão crítica e proteção integral da infância. O material incentiva a formação continuada de educadores, a produção de conteúdos pedagógicos contextualizados e o fortalecimento da gestão democrática como instrumentos de transformação social.
A coleção completa pode ser acessada gratuitamente na plataforma digital do MEC.
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Fevereiro de 2026 Mara Rosa
Programa Meninas de Luz fortalece o cuidado com mães e bebês em Mara Rosa
A Prefeitura de Mara Rosa, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a entrega de kits com itens essenciais para os cuidados iniciais com recém-nascidos, dentro das ações do programa Meninas de Luz. A iniciativa reforça o acolhimento, o cuidado…
09 de Fevereiro de 2026 Educação
FNDE abre inscrições para o 3º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar
Estão abertas, a partir desta sexta-feira (6/2), as inscrições para a terceira edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa é…