Página - MEC lança curso de Gestão Municipal para Educação Infantil de Qualidade com Equidade
MEC lança curso de Gestão Municipal para Educação Infantil de Qualidade com Equidade
Página MEC lança curso de Gestão Municipal para Educação Infantil de Qualidade com Equidade
- 16/09/2025 às 09:07
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/mec-lanca-curso-sobre-gestao-municipal-da-educacao-infantil
Na próxima quarta-feira, 17 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) promoverá o lançamento do curso on-line Gestão Municipal para uma Educação Infantil de Qualidade com Equidade. A iniciativa busca apoiar gestores municipais na implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil.
O evento de lançamento será transmitido às 14h (horário de Brasília) pelo canal oficial do MEC no YouTube.
Disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), o curso abordará conceitos fundamentais da educação infantil, orientações para elaboração de diagnósticos de atendimento e estratégias para o fortalecimento dessa etapa da educação básica.
A proposta é que, ao final da formação, os gestores possam estruturar planos de ação municipais, consolidando compromissos com a qualidade e a equidade da educação infantil, além de contribuir para a redução da evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.
Importância do tema
De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica de 2024, a educação infantil no Brasil reúne mais de 9,4 milhões de matrículas, sendo 6,9 milhões na rede pública e 2,5 milhões na rede privada. O fortalecimento da gestão municipal é, portanto, peça-chave para garantir o acesso universal e com qualidade.
As Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, aprovadas em outubro de 2024, reforçam o compromisso da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em assegurar acesso, permanência e qualidade para bebês e crianças nessa etapa inicial da educação básica.
Direito constitucional
O acesso a creches e pré-escolas de qualidade é um direito constitucional, reconhecido também por tratados internacionais e reafirmado em marcos legais brasileiros e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma garantia para crianças e famílias, essencial à promoção da equidade e ao desenvolvimento social do país.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…