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Página - MEC divulga resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras em Educação Integral

MEC divulga resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras em Educação Integral

Página MEC divulga resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras em Educação Integral

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou nesta sexta-feira (18/07) o resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Ao todo, 734 projetos foram destacados e a relação completa pode ser consultada na página oficial da seleção.

As propostas selecionadas abrangem 25 estados e 709 municípios, incluindo 14 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências, publicação que reunirá práticas pedagógicas e de gestão consideradas inovadoras e de alto impacto, com lançamento previsto para outubro.

Além disso:

• 25 redes de ensino terão suas experiências sistematizadas em um Caderno de Narrativas, com publicação programada para dezembro;

• 75 secretarias participarão da Rede de Trocas, uma iniciativa de intercâmbio que ocorrerá entre março e novembro de 2026;

• 125 redes apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, marcada para os dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Recursos

As secretarias que não foram selecionadas têm até o dia 22 de julho de 2025, às 23h59, para apresentar recurso. A contestação deve ser:

• Redigida em até três páginas, com fonte tamanho 12 e espaçamento simples;

• Assinada pela autoridade máxima da secretaria;

• Enviada em formato PDF para o e-mail: editalescolaemtempointegral@mec.gov.br.

Não serão aceitos documentos adicionais como anexos, relatos ou publicações. O resultado final será publicado no dia 28 de julho, também na página da seleção.

Sobre o edital

A seleção é uma ação do Programa Escola em Tempo Integral, realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo de pesquisa Teia – Territórios, Educação Integral e Cidadania. O objetivo é identificar, mapear e valorizar experiências exitosas de gestão pública e projetos pedagógicos voltados à educação integral em tempo integral.

Programa Escola em Tempo Integral

A iniciativa do MEC visa fomentar a oferta de matrículas em tempo integral – com jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais – em todas as etapas e modalidades da educação básica. O programa prioriza escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade e oferece apoio técnico e financeiro, com propostas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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