Página - MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege
Página MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege
- 13/05/2025 às 08:52
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), estendeu até o dia 19 de maio o prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal façam a adesão voluntária ao Programa Escola que Protege (ProEP). O processo deve ser realizado via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
O ProEP é uma iniciativa nacional voltada à promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e inclusivo, com foco na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. O programa articula formações continuadas, ações pedagógicas, apoio psicossocial, valorização da diversidade e incentivo à cultura de paz e práticas restaurativas.
A adesão das redes de ensino é essencial para que as ações propostas sejam implementadas de forma ampla e adequada às especificidades de cada território. O ProEP propõe a construção de planos territoriais intersetoriais e oferece suporte técnico em situações de violência extrema, contribuindo para a reconstrução da convivência escolar.
A iniciativa integra o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), atuando no fortalecimento das respostas institucionais frente a diferentes formas de violência. O programa também disponibiliza apoio financeiro, materiais pedagógicos e assessoramento técnico às redes aderentes.
Sob coordenação do MEC, o ProEP é desenvolvido em articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Os entes federativos que aderirem ao programa deverão elaborar e executar planos locais de enfrentamento à violência, formar equipes de trabalho e participar da governança conjunta das ações.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…