Página - MEC abre inscrições para curso nacional de aperfeiçoamento de diretores escolares
MEC abre inscrições para curso nacional de aperfeiçoamento de diretores escolares
Página MEC abre inscrições para curso nacional de aperfeiçoamento de diretores escolares
- 23/10/2025 às 13:24
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, integrante do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão escolar, valorizar a liderança educacional e ampliar a rede de colaboração entre diretores e técnicos que atuam na educação básica em todo o país.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de novembro pelas secretarias estaduais e municipais de educação, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), no Módulo PAR 4. Cada secretaria deverá indicar um(a) articulador(a) responsável pelo acompanhamento das inscrições e pela interlocução direta com o MEC.
O número de vagas varia conforme o porte da rede de ensino:
Secretarias Estaduais: até 110 participantes, sendo 80 diretores escolares em exercício e 30 técnicos ou outros diretores;
Municípios capitais ou com mais de 500 mil habitantes: até 50 participantes, dos quais 35 obrigatoriamente diretores escolares;
Demais municípios: até 15 participantes, com mínimo de 10 diretores escolares indicados.
Sobre a formação
Com carga horária de 210 horas, o curso é gratuito e totalmente a distância, com realização prevista entre 2 de fevereiro e 28 de junho de 2026. A formação será ofertada em parceria com universidades federais de referência, assegurando acompanhamento pedagógico especializado.
A metodologia inclui encontros síncronos semanais de três horas e atividades assíncronas, promovendo uma aprendizagem colaborativa, reflexiva e prática, voltada à melhoria da gestão escolar.
Mais do que uma capacitação técnica, a proposta do MEC busca construir uma rede nacional de mentoria e aprendizagem entre gestores escolares, estimulando o intercâmbio de experiências, o diálogo e a inovação na condução das políticas educacionais locais.
As secretarias de educação são convidadas a mobilizar seus diretores e equipes para participarem dessa jornada formativa.
Contato para dúvidas: cgforg@mec.gov.br
Telefone: (61) 2022-8358
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…