Página - MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
Página MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
- 24/06/2026 às 13:51
- - Atualizado há 19 hrs atrás
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que segue até o próximo dia 30 de junho, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle Programas (Simec Programas).
Instituído pela Resolução nº 8/2026, o PDDE Equidade tem como objetivo destinar recursos financeiros suplementares às escolas públicas da educação básica que atendem populações historicamente excluídas e em situação de maior vulnerabilidade social e educacional. A iniciativa busca promover melhorias na infraestrutura escolar, ampliar as condições de oferta do ensino e contribuir para a elevação da qualidade da educação pública.
Em Goiás, o programa prevê investimento aproximado de R$ 2,8 milhões no segundo ciclo de 2026. Os recursos poderão beneficiar cerca de 122 escolas municipais pertencentes a 37 redes de ensino do estado.
No primeiro ciclo deste ano, encerrado em 10 de junho, 176 escolas de 28 redes municipais e estaduais aderiram ao programa e deverão receber aproximadamente R$ 1,1 milhão até o final do exercício.
Como realizar a adesão
O processo de adesão ocorre em duas etapas. Inicialmente, as secretarias estaduais e municipais de Educação, na condição de Entidades Executoras (EEx), devem formalizar a participação no sistema. Em seguida, as Unidades Executoras (UEx) das escolas indicadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) deverão efetivar sua adesão.
Para participar, as redes e escolas precisam realizar cadastro e assinar os termos de adesão disponíveis no Simec Programas. O MEC também disponibilizou guias de navegação específicos para secretários municipais, equipes técnicas e representantes das unidades executoras, além de tutoriais em vídeo para orientar os gestores durante todo o processo.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) orienta os gestores municipais a verificarem se suas unidades escolares estão entre as instituições elegíveis e a providenciarem a adesão dentro do prazo estabelecido, garantindo o acesso aos recursos e o fortalecimento das políticas de equidade na educação.
Notícias para Você
Notícias para Você
24 de Junho de 2026 Porteirão
Prefeitura de Porteirão amplia investimentos e promove melhorias para fortalecer a educação municipal
A Prefeitura de Porteirão segue investindo no fortalecimento da educação pública, com ações que beneficiam estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre as melhorias realizadas estão a aquisição de televisores para a…
23 de Junho de 2026 Trombas
Prefeitura de Trombas fortalece a integração entre escola e comunidade com a realização do Arraiá do CMEI 2026…
A Prefeitura de Trombas promoveu o Arraiá do CMEI 2026, reunindo alunos, familiares, servidores e integrantes da comunidade em uma noite especial dedicada à celebração das tradições juninas e ao fortalecimento dos laços entre escola e fam&iacu…