Página - MDS participa de webinar sobre transição justa dos sistemas alimentares
MDS participa de webinar sobre transição justa dos sistemas alimentares
Página MDS participa de webinar sobre transição justa dos sistemas alimentares
- 22/07/2025 às 08:12
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, participa nesta terça-feira (22/07) do webinar “ATER para uma transição justa dos sistemas alimentares”. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 9h, no canal do Instituto Escolhas no YouTube (LINK), responsável pela realização do debate.
O encontro reunirá especialistas e representantes do poder público para discutir o papel estratégico da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no enfrentamento da crise climática e na construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e inclusivos.
Para a secretária Lilian Rahal, a transformação dos sistemas alimentares é uma decisão política que requer coragem e solidariedade. “O ambiente urbano concentra oportunidades econômicas, mas também grandes vulnerabilidades sociais. Precisamos transformar os desertos e pântanos alimentares em territórios de inclusão, saúde e resiliência”, destacou.
Ela também reforçou que enfrentar a crise climática exige ação imediata e coordenada: “É necessário priorizar o debate e as ações para promover sistemas alimentares mais resilientes e verdadeiramente inclusivos, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para todos”.
Além da secretária do MDS, o debate contará com a participação de Clérison dos Santos Belém, coordenador institucional do IRPAA e integrante da Rede Ater Nordeste; Luciano Brandão, presidente da Emater-RO e da Asbraer; e Marenilson Batista da Silva, diretor do Departamento de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A mediação será feita por Jaqueline Ferreira, diretora de pesquisa do Instituto Escolhas.
Combate à fome como prioridade
A construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis está entre as prioridades do governo federal. Desde 2023, diversas políticas públicas têm sido retomadas e fortalecidas, como o Plano Brasil Sem Fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cisternas, entre outras iniciativas voltadas ao enfrentamento da fome e à promoção da segurança alimentar.
Os avanços já são perceptíveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 24 milhões de brasileiros saíram da fome em 2023. No mesmo ano, o Brasil registrou uma redução de 85% na insegurança alimentar grave, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
O debate promovido pelo Instituto Escolhas integra esse esforço coletivo para repensar e reconstruir os sistemas alimentares do país com base na equidade, sustentabilidade e resiliência.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…