Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - MDS lança cartilha que incentiva apoio e acolhimento a mulheres em tratamento contra o câncer

MDS lança cartilha que incentiva apoio e acolhimento a mulheres em tratamento contra o câncer

Página MDS lança cartilha que incentiva apoio e acolhimento a mulheres em tratamento contra o câncer

O Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, na quinta-feira (26/03), data que marca a conscientização sobre o câncer de colo do útero, uma cartilha dedicada à importância do cuidado, do acolhimento e do apoio às mulheres em tratamento contra o câncer. O material chama atenção para o papel dos homens nesse processo, destacando atitudes de empatia, responsabilidade e presença ativa no acompanhamento das pacientes, além de apresentar informações detalhadas sobre direitos previdenciários, sociais, trabalhistas e tributários garantidos durante o período de tratamento.

A publicação tem como objetivo sensibilizar companheiros, familiares e a sociedade sobre a relevância do suporte emocional e prático durante o enfrentamento de doenças graves, como o câncer. O conteúdo orienta aqueles que assumem o papel de cuidadores, trazendo reflexões sobre empatia, parceria e compromisso, além de reforçar que a presença constante e o acolhimento são fundamentais para fortalecer a autoestima, a segurança e a qualidade de vida das mulheres ao longo de todo o tratamento.

Para exemplificar a importância desse apoio, a cartilha reúne relatos reais de homens que estiveram ao lado de suas parceiras durante o enfrentamento da doença. Entre eles está Clóvis de Assis Geraldo Filho, que acompanhou a esposa, Belisária Gomes da Silva Geraldo, durante todas as etapas do tratamento contra o câncer de mama, iniciado em 2017. O casal, que já havia superado um AVC enfrentado por ela em 2014, destaca que o apoio constante, inclusive nas sessões de quimioterapia e nos momentos mais delicados, foi essencial para enfrentar o período com fé, união e esperança.

Outros depoimentos, como os de Sávio de Oliveira Mororó e Rodrigo Emanuel Santana Borges, também reforçam o papel fundamental do cuidado e da presença. Sávio, que já havia passado pela experiência de perder a primeira esposa em decorrência da doença, apoiou Rosa Maria Rodrigues Mororó desde o início do diagnóstico, poucos meses após o início do relacionamento, chegando a formalizar uma união estável para garantir que ela tivesse acesso ao plano de saúde e ao tratamento adequado. Já Rodrigo permaneceu ao lado de Gissele durante todo o processo iniciado em 2024, mesmo diante das dificuldades, cirurgias e impactos físicos e emocionais, reafirmando seu compromisso e demonstrando que o apoio contínuo pode fazer diferença significativa na trajetória de enfrentamento do câncer.

 

Acesse aqui a cartilha!

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin