Página - MDS abre consulta pública sobre Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima
MDS abre consulta pública sobre Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima
Página MDS abre consulta pública sobre Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima
- 29/05/2025 às 16:31
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) abriu consulta pública para receber contribuições ao documento “Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas”, elaborado com o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas integradas que promovam a transição para sistemas alimentares mais saudáveis, justos e sustentáveis. O processo participativo ocorre por meio da plataforma Participa + Brasil e ficará disponível até o dia 15 de junho.
O anúncio foi feito na terça-feira (27/05) pelo ministro Wellington Dias, durante a 5ª Conferência Global ‘One Planet’ do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis (SFS), iniciativa internacional que busca acelerar a transformação dos sistemas alimentares, do campo ao prato.
O documento é fruto de uma parceria entre o MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Clima e Sociedade.
“O compromisso do governo do presidente Lula é ampliar a participação social na construção de políticas públicas eficazes. Este marco é um passo essencial para garantir sistemas alimentares que enfrentem os desafios climáticos e atendam às necessidades da população”, declarou o ministro Wellington Dias.
Com base nos princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Justiça Climática, o Marco busca fortalecer ações públicas intersetoriais e resilientes diante dos efeitos das mudanças climáticas, que vão além da produção agrícola, impactando diretamente a saúde, a segurança alimentar e os direitos humanos.
A elaboração do documento começou com o seminário virtual “Sistemas Alimentares e Justiça Climática: Evidências, Políticas e Ações”, realizado em outubro de 2024, reunindo pesquisadores, representantes da sociedade civil e gestores públicos. A etapa seguinte incluiu uma revisão de literatura e de marcos regulatórios nacionais e internacionais, como o Acordo de Paris, as Conferências do Clima (COP) e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que reforçam a conexão entre alimentação e clima.
Nos dias 14 e 15 de abril de 2025, uma nova rodada de debates foi promovida em Brasília, com a participação ampliada da sociedade para qualificar os caminhos e diretrizes do documento.
O Marco de Referência é um desdobramento de políticas estratégicas como o Plano Plurianual 2024–2027, o Plano Brasil Sem Fome e o Planejamento Estratégico do MDS, reforçando o compromisso do Governo Federal em alinhar políticas públicas de segurança alimentar às metas ambientais globais.
Como participar
- O quê: Consulta pública sobre o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas
- Onde: Plataforma Participa + Brasil
- Período: De 27 de maio a 15 de junho de 2025
Notícias para Você
Notícias para Você
12 de Novembro de 2025 Encontro Anual de Gestores 2025
A imagem como ferramenta estratégica na política será tema no Encontro Anual de Gestores 2025
O impacto da imagem pessoal na construção da credibilidade e na consolidação de lideranças políticas será o foco da palestra “Diga-me o que usas e te direi quem és: o poder da imagem na comunicação política&rd…