Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Mapa nacional destaca experiências inspiradoras de Educação Integral em escolas públicas

Mapa nacional destaca experiências inspiradoras de Educação Integral em escolas públicas

Página Mapa nacional destaca experiências inspiradoras de Educação Integral em escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), apresentou nesta quarta-feira, 12 de novembro, o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, uma plataforma interativa que reúne práticas bem-sucedidas de escolas e redes de ensino de todo o país. A iniciativa é fruto da parceria entre o MEC e o grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e integra o programa Escola em Tempo Integral.

A ferramenta reúne relatos, vídeos, imagens e informações sobre a implementação da política de educação em tempo integral em secretarias e escolas públicas. O objetivo é inspirar gestores, educadores e equipes técnicas a aprimorarem suas ações pedagógicas a partir de exemplos reais. O Mapa também permite filtrar as experiências por etapas, modalidades, regiões e temas, como diversidade e inclusão, currículo, gestão escolar e relação com os territórios.

Durante o webinário de lançamento, a coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, destacou o papel formativo do Mapa. “O Mapa é uma ferramenta imprescindível de formação das equipes gestoras e das equipes das secretarias de educação, mas também serve para qualificar a oferta da educação em tempo integral”, afirmou. Ao todo, 738 experiências de 25 estados, 15 capitais e 714 municípios foram selecionadas por edital. O Nordeste se destacou com o maior número de redes contempladas, 319 (43,2%), seguido pelo Sudeste (192), Sul (119), Norte (74) e Centro-Oeste (35).

Segundo Levindo Diniz Carvalho, professor da UFMG e um dos coordenadores da iniciativa, as experiências reunidas revelam que ampliar o tempo na escola vai além de aumentar as horas de aula. “Educar integralmente é articular diferentes dimensões da formação humana”, ressaltou. O evento contou ainda com apresentações de projetos selecionados das redes de Poções (BA), São João do Caiuá (PR) e do Amazonas. Uma nova edição do edital será lançada em 2026, permitindo que novas práticas sejam incorporadas ao Mapa.

O programa Escola em Tempo Integral, responsável pela iniciativa, busca ampliar o número de matrículas em tempo integral em todas as etapas da educação básica. Coordenado pela SEB/MEC, o programa contribui para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, fortalecendo o compromisso com uma formação integral, equitativa e conectada às realidades locais.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin