Página - Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
Página Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
- 17/01/2025 às 11:59
- - Atualizado há um ano atrás
O governo federal publicou, no último dia 15 de janeiro, o Decreto Presidencial nº 12.358/2025, que institui o Programa Mais Professores para o Brasil, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Essa iniciativa tem como objetivo central a valorização e qualificação dos professores da educação básica, além de atrair novos profissionais para a carreira docente.
Principais destaques do programa:
Prova Nacional Docente (PND): Realização anual pelo Inep para seleção e ingresso de professores.Estados e municípios poderão aderir à PND em seus processos seletivos.
Pé-de-Meia Licenciaturas: Bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura com alto desempenho no Enem. Parte do valor será acumulada em poupança para ser resgatada após ingresso em redes públicas de ensino.
Bolsa Mais Professores: Incentivo financeiro mensal de R$ 2.100 para docentes que atuarem em regiões com carência de professores, além do salário pago pela rede pública.Durante o período da bolsa, os professores realizarão pós-graduação em docência.
Formação Continuada: Lançamento de uma plataforma digital centralizada com cursos de formação inicial, continuada e pós-graduações oferecidos pelo MEC e instituições parceiras.
Formação de professores: Parcerias com o Banco do Brasil e a Caixa para benefícios financeiros exclusivos, como cartão de crédito sem anuidade.Descontos de até 10% em diárias de hotéis por meio de parceria com o Ministério do Turismo.
O programa deverá beneficiar diretamente 2,3 milhões de professores e influenciar positivamente a qualidade do ensino de 47,3 milhões de estudantes.
Ações recomendadas aos gestores municipais:
Avaliar a adesão ao programa e às suas iniciativas, especialmente à Prova Nacional Docente.
Divulgar as oportunidades do Pé-de-Meia Licenciaturas e da Bolsa Mais Professores nas redes municipais.
Incentivar o uso da plataforma de formação continuada para capacitação dos docentes.
A implementação do programa é um marco na busca por superar desigualdades educacionais e melhorar a qualidade do ensino. Gestores, aproveitem esta oportunidade para fortalecer a educação em seus municípios
MEC
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Junho de 2026 Trombas
Prefeitura de Trombas fortalece a integração entre escola e comunidade com a realização do Arraiá do CMEI 2026…
A Prefeitura de Trombas promoveu o Arraiá do CMEI 2026, reunindo alunos, familiares, servidores e integrantes da comunidade em uma noite especial dedicada à celebração das tradições juninas e ao fortalecimento dos laços entre escola e fam&iacu…
22 de Junho de 2026 Piracanjuba
Prefeitura de Piracanjuba promove conscientização ambiental entre crianças da rede municipal
A Prefeitura de Piracanjuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou uma ação educativa no CMEI Lar das Crianças com foco na conscientização ambiental e na importância da coleta seletiva. A i…