Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Governo Federal promove capacitação para equipes do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Governo Federal promove capacitação para equipes do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Página Governo Federal promove capacitação para equipes do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

  • 03/07/2025 às 14:33

Fonte: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-e-mdhc-promovem-curso-de-capacitacao-para-as-equipes-que-atuam-no-programa-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes-ameacados-de-morte

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e com apoio da Organização Vida e Juventude, realizou nesta quarta-feira (02/07), em Brasília, uma oficina de capacitação voltada às equipes que atuam no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

O objetivo do encontro foi fortalecer as políticas públicas de assistência social e aprimorar a atuação das equipes que estão na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes em situação de risco.

Para o ministro Wellington Dias, a iniciativa representa um avanço na articulação entre as áreas sociais e de direitos humanos. “Esse encontro é fundamental para alinharmos as ações e melhorarmos o atendimento às crianças e adolescentes que mais precisam, integrando as políticas de assistência social e direitos humanos”, afirmou.

A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade (APSD) do MDS, Jéssica Leite, destacou o momento como uma oportunidade de escuta e troca de experiências entre os profissionais da linha de frente e as equipes técnicas do governo. “Hoje é um momento essencial para entendermos, diretamente com quem está na base, como as políticas públicas estão sendo aplicadas na prática”, explicou.

Igor Martini, coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) do MDHC, reforçou que a iniciativa também dialoga com a atuação da assistência social em outros contextos. “São os profissionais da assistência que acolhem e realizam a escuta qualificada de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o país, sendo fundamentais nesse processo”, destacou.

O vice-presidente do Instituto Vida e Juventude, Hudson Rodrigues, agradeceu o empenho das equipes e ressaltou a importância das políticas de proteção. “Reconhecemos o esforço de todos e todas na execução das ações e programas que garantem proteção às crianças, adolescentes e demais públicos atendidos, em parceria com o Governo Federal”, completou.

O evento contou com a participação de representantes dos ministérios, da sociedade civil e de equipes de assistência social de diversas regiões do Brasil.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin