Página - Governo Federal lança 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome
Governo Federal lança 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome
Página Governo Federal lança 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome
- 23/06/2025 às 09:53
- - Atualizado há um ano atrás
Fonte: https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/edital-lanca-a-primeira-edicao-do-premio-brasil-sem-fome-cnm-chama-atencao-a-seguranca-alimentar-e-nutricional
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou oficialmente a 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome. A iniciativa foi formalizada por meio do Edital de Seleção Pública MDS/SECF nº 18/2025, publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 16 de junho. As inscrições seguem abertas até o dia 28 de julho e devem ser realizadas por meio do link.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância da participação dos gestores locais na premiação, destacando o protagonismo dos municípios na execução de políticas públicas de combate à fome e na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Para a entidade, o prêmio é uma oportunidade de dar visibilidade às iniciativas municipais e fortalecer a luta por mais investimentos na área.
O Prêmio Brasil Sem Fome tem como objetivo reconhecer os melhores resultados e iniciativas de combate à fome e de estruturação do Sisan em Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, valorizando as ações descentralizadas já em andamento em todo o país.
A premiação contempla três categorias:
Redução da insegurança alimentar e nutricional nos Estados e Distrito Federal;
Bom funcionamento das instâncias do Sisan;
Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional.
Para os municípios, estão previstas duas modalidades de premiação:
Bom funcionamento das instâncias do Sisan: serão premiados os 15 municípios ou Distrito Federal e os 5 Estados com melhor desempenho no funcionamento das instâncias do sistema.
Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional: serão reconhecidos os 20 municípios ou Distrito Federal e os 5 Estados que apresentarem os melhores exemplos de políticas públicas implementadas para combater a fome.
As iniciativas vencedoras participarão de uma publicação em formato de e-book, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, em parceria com outras instituições. Aquelas que não forem premiadas, mas obtiverem pelo menos 50% da pontuação máxima, receberão menção honrosa e também poderão integrar a publicação.
O prêmio possui caráter simbólico, voltado ao reconhecimento público das boas práticas e dos resultados alcançados na política de Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, há possibilidade de ampliação das premiações por meio de parcerias com organismos internacionais, entidades federais e empresas públicas.
Para mais informações sobre critérios, requisitos de participação, etapas de seleção e classificação das propostas, os interessados devem consultar o edital completo disponível neste link.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…