Página - Governo Federal institui Estratégia Nacional de Prevenção da Obesidade
Governo Federal institui Estratégia Nacional de Prevenção da Obesidade
Página Governo Federal institui Estratégia Nacional de Prevenção da Obesidade
- 28/10/2025 às 09:16
O Governo Federal publicou o Decreto nº 12.680/2025, que cria a Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica e um problema de saúde pública e social. A medida reforça a necessidade de ações articuladas entre diferentes setores e esferas de governo para enfrentar um dos principais desafios de saúde da atualidade.
A iniciativa busca fortalecer políticas de promoção da alimentação saudável, incentivar a prática regular de atividade física e ampliar o acesso da população a ambientes urbanos e alimentares mais saudáveis.
Com uma abordagem intersetorial e interseccional, o Decreto tem como meta reduzir o crescimento da obesidade entre adultos e prevenir sua ocorrência entre crianças e adolescentes, com atenção especial às populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
Entre os principais objetivos estão:
promover ambientes alimentares e urbanos mais saudáveis;
estimular o consumo de alimentos naturais ou minimamente processados;
reduzir a oferta e o consumo de alimentos ultraprocessados;
incentivar a prática de atividade física regular; e
ampliar a conscientização sobre os impactos sociais e econômicos da obesidade.
O texto também define conceitos essenciais para a implementação da política, como ambiente alimentar (locais de interação entre pessoas e alimentos, como escolas, feiras e restaurantes), desertos alimentares (regiões com pouca oferta de alimentos saudáveis) e pântanos alimentares (áreas com predominância de produtos ultraprocessados).
A Estratégia prevê a integração de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), de modo a fortalecer a atuação conjunta nos territórios.
O foco será o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente as inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família. A medida reforça o papel dos governos locais na promoção de políticas públicas integradas que articulem saúde, educação, assistência social e urbanismo.
Governança e acompanhamento
A coordenação e o monitoramento da Estratégia ficarão sob responsabilidade de um Comitê Gestor Intersetorial, vinculado à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) atuará como instância de controle social, ampliando a participação da sociedade civil.
Será instituído um plano operativo nacional, que definirá metas e indicadores de curto, médio e longo prazos, com atualização anual e articulação entre os ministérios envolvidos. A execução ocorrerá conforme as disponibilidades orçamentárias e financeiras do Poder Executivo Federal.
Ações municipais e desafios
O Decreto orienta que Estados, Municípios e o Distrito Federal alinhem suas políticas de prevenção da obesidade, de promoção da alimentação saudável e de incentivo à atividade física às diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional.
Essas ações reforçam o protagonismo municipal na construção de políticas públicas integradas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Contudo, sua efetivação dependerá da disponibilidade de recursos e do fortalecimento das capacidades locais, especialmente nos Municípios de pequeno porte.
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…