Página - Governo de Goiás realiza curso sobre emendas impositivas para gestores do Norte e Noroeste
Governo de Goiás realiza curso sobre emendas impositivas para gestores do Norte e Noroeste
Página Governo de Goiás realiza curso sobre emendas impositivas para gestores do Norte e Noroeste
- 03/06/2025 às 12:50
Nesta segunda-feira, 2 de junho, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint), realizou a quarta edição do Curso Capacita, parte do projeto “Trilha do Orçamento Impositivo”. O evento ocorreu no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e teve como foco a capacitação de gestores públicos dos municípios das regiões Norte e Noroeste do estado para a execução eficiente das emendas parlamentares impositivas.
O curso contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Representando a Federação Goiana de Municípios (FGM), o vice-presidente da entidade e prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal. Sua presença reforça o compromisso da FGM em apoiar a qualificação técnica dos gestores municipais para uma gestão pública mais eficiente e transparente.
A capacitação abordou temas como o planejamento estratégico, a sistematização e a operacionalização das emendas impositivas, com o objetivo de descomplicar o processo de execução e garantir que os recursos cheguem de forma eficaz à população. Durante o evento, foi apresentada a plataforma “Goiás em Dados”, desenvolvida pela Serint, que reúne indicadores socioeconômicos dos 246 municípios goianos, visando subsidiar a elaboração de políticas públicas baseadas em dados concretos e evidências.
O secretário de Estado de Relações Institucionais, Armando Vergílio, destacou a importância da iniciativa: “Queremos descomplicar o processo de execução das emendas impositivas e garantir que os recursos cheguem, com eficiência e transparência, à população. Esse programa é uma forma de orientar os gestores para que as emendas se tornem instrumentos verdadeiramente transformadores da realidade local” .
O Curso Capacita é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e faz parte de uma série de quatro edições regionais, todas sediadas no Auditório Mauro Borges, em Goiânia. As edições anteriores foram voltadas para as regiões Sul, Leste Goiano e RIDE-DF.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover uma gestão pública mais moderna, transparente e alinhada às reais necessidades da população, capacitando prefeitos, gestores e assessores municipais para a utilização eficiente e estratégica das emendas parlamentares impositivas.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…