Página - Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho
Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho
Página Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho
- 17/06/2025 às 12:29
Fonte: https://goias.gov.br/meioambiente/segundo-ciclo-de-capacitacoes-do-sistema-veredas-comeca-nesta-segunda-16/
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou, nesta segunda-feira (16/06), o segundo ciclo de oficinas de capacitação sobre o Sistema Veredas — nova plataforma de outorga de uso da água em Goiás. As atividades seguem até 27 de junho, com cinco treinamentos presenciais na sede da Federação Goiana de Municípios (FGM), em Goiânia. Um encontro on-line também está previsto para o mês de julho, voltado aos que não puderem participar presencialmente.
O Sistema Veredas substituirá, a partir de 1º de julho, a antiga plataforma WebOutorga, com melhorias significativas na integração com outros sistemas da Semad e na agilidade da tramitação dos processos. Os usuários terão até 29 de setembro para migrar seus pedidos do sistema antigo, com exceção de tipologias ainda não contempladas no Veredas, como tanques escavados com surgência, empreendimentos hidrelétricos, rebaixamento de nível d’água, obras hidráulicas e lançamento de efluentes.
Capacitações oferecidas
As oficinas abordam os seguintes temas:
Acesso ao Portal Ambiental (16/06)
Registro de uso insignificante (18/06)
Captação subterrânea (23/06)
Barragem e captação em barragem (25/06)
Captação superficial direta (27/06)
Todas as capacitações ocorrem das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da FGM.
Principais avanços do Sistema Veredas
O novo sistema traz mudanças importantes, como:
Integração direta com os sistemas da Semad, eliminando cadastros duplicados;
Expansão das opções de interferência hídrica (de quatro para mais de dez categorias);
Novos formulários com validação automática, que dispensam a apresentação de alguns projetos técnicos;
Redução do tempo de análise de pedidos — especialmente para captação subterrânea, que já caiu de dois anos e meio para cerca de um mês.
Segundo a secretária Andréa Vulcanis, o Veredas foi desenvolvido com base na experiência do Sistema Ipê, que modernizou o licenciamento ambiental em Goiás e reduziu prazos de análise de processos de três anos para 45 dias.
Inspiração no Cerrado
O nome “Veredas” foi escolhido por votação popular nas redes sociais da Semad, e faz referência às áreas úmidas do Cerrado, essenciais para a preservação dos cursos d’água e das nascentes.
A expectativa da Semad é que o novo sistema fortaleça a gestão hídrica do estado e traga mais eficiência e transparência para os processos de outorga.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…