Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho

Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho

Página Governo de Goiás inicia segundo ciclo de capacitações do Sistema Veredas; nova plataforma de outorga entra em operação em julho

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou, nesta segunda-feira (16/06), o segundo ciclo de oficinas de capacitação sobre o Sistema Veredas — nova plataforma de outorga de uso da água em Goiás. As atividades seguem até 27 de junho, com cinco treinamentos presenciais na sede da Federação Goiana de Municípios (FGM), em Goiânia. Um encontro on-line também está previsto para o mês de julho, voltado aos que não puderem participar presencialmente.

O Sistema Veredas substituirá, a partir de 1º de julho, a antiga plataforma WebOutorga, com melhorias significativas na integração com outros sistemas da Semad e na agilidade da tramitação dos processos. Os usuários terão até 29 de setembro para migrar seus pedidos do sistema antigo, com exceção de tipologias ainda não contempladas no Veredas, como tanques escavados com surgência, empreendimentos hidrelétricos, rebaixamento de nível d’água, obras hidráulicas e lançamento de efluentes.

Capacitações oferecidas
As oficinas abordam os seguintes temas:

Acesso ao Portal Ambiental (16/06)

Registro de uso insignificante (18/06)

Captação subterrânea (23/06)

Barragem e captação em barragem (25/06)

Captação superficial direta (27/06)

Todas as capacitações ocorrem das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da FGM.

Principais avanços do Sistema Veredas
O novo sistema traz mudanças importantes, como:

Integração direta com os sistemas da Semad, eliminando cadastros duplicados;

Expansão das opções de interferência hídrica (de quatro para mais de dez categorias);

Novos formulários com validação automática, que dispensam a apresentação de alguns projetos técnicos;

Redução do tempo de análise de pedidos — especialmente para captação subterrânea, que já caiu de dois anos e meio para cerca de um mês.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, o Veredas foi desenvolvido com base na experiência do Sistema Ipê, que modernizou o licenciamento ambiental em Goiás e reduziu prazos de análise de processos de três anos para 45 dias.

Inspiração no Cerrado
O nome “Veredas” foi escolhido por votação popular nas redes sociais da Semad, e faz referência às áreas úmidas do Cerrado, essenciais para a preservação dos cursos d’água e das nascentes.

A expectativa da Semad é que o novo sistema fortaleça a gestão hídrica do estado e traga mais eficiência e transparência para os processos de outorga.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin