Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Governo de Goiás abre inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola

Governo de Goiás abre inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola

Página Governo de Goiás abre inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e em parceria com a Emater Goiás, lançou o novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola). A iniciativa integra o Goiás Social e conta com investimento de R$ 2 milhões provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Nesta edição, o programa destina-se exclusivamente a agricultores familiares quilombolas de todo o estado. Cada produtor poderá comercializar sua produção e receber até R$ 15 mil. Os alimentos serão adquiridos pelo Governo de Goiás na modalidade Compra com Doação Simultânea, ou seja, serão destinados a instituições sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e repassados às famílias em situação de vulnerabilidade.

O edital tem abrangência estadual e estabelece critérios específicos para a participação dos produtores quilombolas. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, o PAA Quilombola agora integra oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás, com execução e financiamento 100% estaduais. “O investimento nesta segunda edição dobrou e reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento e a inclusão produtiva das comunidades quilombolas”, destacou.

Inclusão social e geração de renda

Para a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da Seapa, Cristhian Lorraine, o PAA Quilombola se consolida como ferramenta de inclusão e autonomia para as comunidades tradicionais. “Em 2024, obtivemos resultados muito positivos, integrando essas comunidades a uma política de assistência que também promove produtividade. Neste novo edital, seguimos com o foco em fortalecer a autonomia e a geração de renda dos quilombolas”, afirmou.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, destacou que o programa faz parte das ações do Goiás Social, considerado o maior programa de combate à pobreza do Brasil. “Já realizamos o Agro é Social Quilombola, que capacita e oferece condições para que os agricultores das comunidades tradicionais possam produzir e comercializar seus produtos. Com o PAA Quilombola, garantimos um mercado para essa produção e ainda contribuímos no combate à fome, principalmente no Nordeste goiano. É a integração de políticas públicas chegando na ponta”, enfatizou.

Inscrições e cronograma

O período de inscrições vai de 1º a 31 de julho de 2025. Nesse prazo, os agricultores familiares quilombolas podem apresentar propostas de fornecimento de hortifrutigranjeiros e outros itens previstos no edital.

O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de agosto, com prazo para apresentação de recursos entre os dias 20 e 22 do mesmo mês. O resultado final está previsto para 3 de setembro.

O edital completo, com as regras de participação, tabela de preços e modelos de formulários, está disponível na Plataforma PAA Goiás, no site da Seapa:
https://goias.gov.br/agricultura/paa-quilombola

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin