Página - Goiás recebe mais de R$ 3 milhões do Ministério da Saúde para reforçar a assistência farmacêutica em 53 municípios
Goiás recebe mais de R$ 3 milhões do Ministério da Saúde para reforçar a assistência farmacêutica em 53 municípios
Página Goiás recebe mais de R$ 3 milhões do Ministério da Saúde para reforçar a assistência farmacêutica em 53 municípios
- 23/07/2025 às 15:37
- - Atualizado há 12 meses atrás
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/ministerio-da-saude-investe-r-25-4-milhoes-para-fortalecer-a-assistencia-farmaceutica-em-428-municipios
O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 3 milhões a 53 municípios goianos com o objetivo de fortalecer a estrutura e a manutenção dos serviços de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS) e foi oficializado pela Portaria GM/MS nº 7.556, publicada em 11 de julho. No total, o repasse federal soma R$ 25,4 milhões em todo o país, com transferências previstas ainda para este ano.
Em Goiás, serão mais de R$ 1,7 milhão para estruturação física e tecnológica das farmácias públicas e outros R$ 1,2 milhão voltados à manutenção e operação dos serviços. Os recursos serão repassados em parcela única aos Fundos Municipais de Saúde, conforme lista de municípios habilitados (disponível em anexo à portaria). O objetivo é qualificar o atendimento farmacêutico no SUS com espaços mais adequados, equipamentos modernos e infraestrutura eficiente.
Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda De Negri, a retomada dos repasses representa um avanço após anos de paralisação.
“Desde 2019 não havia novas habilitações para o programa. Retomamos esse processo em 2023 e, desde então, o Qualifar-SUS já contemplou 1.289 municípios, com R$ 79,6 milhões em investimentos. O objetivo é garantir serviços farmacêuticos estruturados, preparados para atender com eficiência e dignidade os usuários do SUS”, destaca a secretária.
Investimentos estratégicos
Os valores destinados à estruturação podem ser utilizados na compra de equipamentos, mobiliário, computadores e itens da Rede de Frio, como geladeiras e freezers para medicamentos termolábeis. Já os recursos de manutenção abrangem organização de estoques, suporte técnico, conectividade, informatização, climatização e melhorias nos ambientes administrativos.
Critérios de seleção
A habilitação dos municípios seguiu os critérios do Chamamento Público nº 04/2024, que priorizou localidades com até 500 mil habitantes e com IDHM baixo, médio ou alto, segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano (PNUD/Ipea/FJP).
A meta do governo federal é atingir os 5.570 municípios brasileiros até 2027, promovendo uma rede nacional de serviços farmacêuticos estruturados, acessíveis e humanizados. Atualmente, o programa já alcança 4.369 entes habilitados no eixo Estrutura do Qualifar-SUS.
Criado em 2012, o Qualifar-SUS já investiu mais de R$ 655 milhões no fortalecimento da assistência farmacêutica em todo o país. O programa promove acesso qualificado a medicamentos seguros e eficazes, fomenta o uso racional, contribui para a integralidade do cuidado, e atua no monitoramento dos resultados terapêuticos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…