Página - Goiás inicia coleta de dados para documento oficial da COP 30 e conta com apoio da FGM
Goiás inicia coleta de dados para documento oficial da COP 30 e conta com apoio da FGM
Página Goiás inicia coleta de dados para documento oficial da COP 30 e conta com apoio da FGM
- 22/05/2025 às 16:36
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) iniciou, com apoio da Federação Goiana de Municípios (FGM), a coleta de informações que irão compor o documento oficial “Goiás como provedor de soluções climáticas”, a ser apresentado durante a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30). A iniciativa integra a programação da Pré-COP Goiás, que será realizada no dia 5 de junho de 2025, em Goiânia, durante a Semana do Meio Ambiente.
A ação faz parte de uma estratégia estadual para consolidar a imagem de Goiás como referência subnacional na agenda climática internacional. Para isso, a SEMAD convida instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil a contribuírem com o preenchimento de um formulário eletrônico, que ficará disponível por 15 dias corridos a partir do recebimento do ofício. As informações coletadas subsidiarão os debates da Pré-COP e a construção do documento oficial que será levado à COP 30.
O formulário busca mapear projetos em andamento, soluções climáticas e visões estratégicas dos setores goianos, e deve ser preenchido com informações técnicas, sempre que possível acompanhadas de evidências documentais. Também é solicitada a indicação de um(a) representante institucional com poder de decisão para participação nos painéis temáticos da Pré-COP, voltados aos setores com maior emissão de gases de efeito estufa.
A FGM reafirma seu compromisso com o fortalecimento da pauta ambiental nos municípios e destaca a importância dos gestores municipais em contribuírem com informações relevantes, que representem as realidades locais e ampliem o protagonismo do Estado na construção de políticas públicas climáticas mais eficazes.
Durante a Pré-COP Goiás, serão realizados cinco painéis com os principais setores emissores, onde serão apresentadas soluções práticas e estratégias em curso. As contribuições enviadas via formulário poderão ser debatidas nesses encontros.
Dúvidas e orientações técnicas podem ser esclarecidas com a equipe da Gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos (GECLI/SEMAD), pelo WhatsApp: (62) 9 9329-9232 – Heitor Neves.
Links
Links
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…