Página - Goiás Alerta e Solidário leva mais de 15 mil benefícios a famílias de 37 municípios goianos
Goiás Alerta e Solidário leva mais de 15 mil benefícios a famílias de 37 municípios goianos
Página Goiás Alerta e Solidário leva mais de 15 mil benefícios a famílias de 37 municípios goianos
- 03/11/2025 às 12:44
Fonte: https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/171982-goias-alerta-e-solidario-equipes-entregam-mais-de-15-mil-beneficios-em-37-municipios
Encerrando a primeira etapa da Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026, o Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realizou uma grande mobilização preventiva em municípios com risco de enchentes. Até esta sexta-feira (31/10), foram entregues 15.759 benefícios a 1.347 famílias das zonas urbana e rural de 37 municípios classificados como de alto risco, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e da Defesa Civil Estadual.
Entre os itens distribuídos estão colchões, cobertores, fraldas, enxovais, cadeiras de rodas, andadores, fórmulas infantis, absorventes e alimentos — uma ação que alia logística e solidariedade para garantir segurança e dignidade antes do período chuvoso.
“Já vimos de perto o que é perder tudo em poucas horas. Por isso entendemos que era preciso agir antes, com planejamento e humanidade. O Goiás Alerta e Solidário nasceu desse propósito: cuidar das pessoas antes que a emergência chegue”, destacou Gracinha Caiado, primeira-dama do Estado e coordenadora do Goiás Social.
Histórias de esperança
Em Cavalcante, na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, a agricultora Maria das Dores dos Santos Rosa recebeu a equipe com emoção. Mãe de um filho com deficiência, ela comemorou os donativos — colchão caixa de ovo, cobertores e pacotes do Mix do Bem.
“É a esperança chegando antes da chuva”, disse, abençoando os voluntários: “Deus vai com vocês. Ele protege quem ama e ajuda o próximo.”
Em Nova Roma, a operação chegou à casa de Onofre Santos Rodrigues, que vive com o pai idoso e acamado em uma residência simples, sem água encanada ou móveis básicos. Eles receberam fraldas geriátricas, cadeira de rodas, alimentos e frutas desidratadas.
“Com a chuva chegando, fica difícil colher frutas e cuidar do meu pai sozinho. Esses donativos chegam na hora certa”, afirmou.
Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, cada entrega é mais que um gesto assistencial.
“Quando chegamos antes da chuva, levamos junto com os donativos a tranquilidade de saber que o Estado está presente. É um trabalho feito com empatia e compromisso com a vida”, ressaltou.
Cuidado que transforma
Em Monte Alegre de Goiás, a moradora Maria D’Abadia de Jesus recebeu novamente a equipe com alegria. Dona de uma casa simples de tijolos de adobo, ela abriu as portas para agradecer e posar sorridente com os pacotes do Mix do Bem.
“Vocês vieram pra me ajudar, ôh coisa boa! Pode entrar!”, disse, lembrando do filtro de barro que ganhou na última visita da operação. “Desde que o Goiás Alerta e Solidário passou a vir aqui, enfrento a chuva mais tranquila. Sei que não estou sozinha.”
Histórias como as de Maria das Dores, Maria D’Abadia e Onofre refletem o verdadeiro significado da Operação Goiás Alerta e Solidário — uma iniciativa que une prevenção e solidariedade. Desde sua criação, em 2022 (então chamada Operação Nordeste Solidário), a ação já beneficiou quase 70 mil famílias em todo o Estado.
Mais do que números, o programa simboliza vidas protegidas e comunidades fortalecidas. Em cada entrega, o Governo de Goiás reafirma seu compromisso de agir com antecedência, proteger e cuidar das pessoas antes que a chuva chegue.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Educação
MEC prorroga até 28 de novembro prazo de adesão à Política Nacional de Educação Escolar Indígena
O Ministério da Educação (MEC) estendeu até o dia 28 de novembro o prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal realizem a adesão à Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territ&oacu…
10 de Novembro de 2025 Santa Isabel
Prefeitura realiza mutirões de limpeza para combater focos do mosquito da dengue
Com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti e reforçar as ações de prevenção à dengue, a Prefeitura de Santa Isabel promoveu, nos dias 5 e 6 de novembro, mutirões de limpeza em Santa Isabel e no distrito de Cirilândia. A inici…