Página - Gestores municipais são convidados a participar da XX Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7 de novembro
Gestores municipais são convidados a participar da XX Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7 de novembro
Página Gestores municipais são convidados a participar da XX Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7 de novembro
- 24/10/2025 às 16:13
A Federação Goiana de Municípios (FGM) reforça o convite do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os prefeitos e prefeitas de Goiás participem da XX Semana Nacional da Conciliação, que acontece em todo o país de 3 a 7 de novembro de 2025. O período de adesão e preparação das ações vai de 13 de outubro a 7 de novembro.
A mobilização é uma iniciativa nacional que visa incentivar o diálogo, os acordos e a solução pacífica de conflitos, fortalecendo a cultura da autocomposição e contribuindo para uma Justiça mais acessível e eficiente. Nesta edição, o CNJ instituiu um indicador exclusivo para a mensuração da autocomposição tributária, estimulando os municípios a adotarem medidas normativas e administrativas que facilitem a negociação de débitos fiscais, judiciais ou não.
De acordo com o Ofício Circular nº 711/2025 – GABPRES, assinado pelo presidente do TJGO, Desembargador Leandro Crispim, os Tribunais de Justiça de todo o país, em parceria com o CNJ, realizarão audiências e mutirões de conciliação ao longo da semana. O documento destaca que a ação tem como objetivo “fortalecer a política pública de autocomposição e contribuir para a pacificação social”.
A FGM orienta os gestores municipais a mobilizarem suas equipes administrativas, fiscais e jurídicas para aderir à iniciativa, aproveitando o período para regularizar débitos, promover campanhas de conscientização e divulgar amplamente a importância da conciliação junto à população.
Segundo o TJGO, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) está à disposição para apoiar os municípios e esclarecer dúvidas. O contato pode ser feito pelo e-mail mov.conciliacao@tjgo.jus.br ou pelo telefone (62) 3018-6738.
A Semana Nacional da Conciliação é uma ação consolidada no calendário do Judiciário brasileiro e conta com a adesão de milhares de instituições, tribunais e prefeituras. Ao incentivar a solução pacífica de disputas, a campanha aproxima cidadãos, instituições e governos locais, fortalecendo a confiança nas instituições públicas e promovendo uma cultura de diálogo e cooperação.
Período da Semana Nacional da Conciliação: 03 a 07 de novembro de 2025 Período de adesão dos municípios: 13 de outubro a 07 de novembro de 2025
Promoção: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO)
Apoio: Federação Goiana de Municípios (FGM)
FGM – Está perto. Está presente. Está com você!
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…