Página - FNDE e MEC promovem capacitações para orientar a execução financeira do Programa Escola em Tempo Integral (ETI)
FNDE e MEC promovem capacitações para orientar a execução financeira do Programa Escola em Tempo Integral (ETI)
Página FNDE e MEC promovem capacitações para orientar a execução financeira do Programa Escola em Tempo Integral (ETI)
- 11/07/2025 às 09:26
Fonte: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-e-mec-realizam-capacitacoes-para-orientar-execucao-financeira-do-eti
A partir do dia 10 de julho, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), dará início a um ciclo de 17 capacitações virtuais — sendo uma nacional e 16 regionais — com o objetivo de orientar gestores estaduais e municipais na correta aplicação dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) (Serviços e Informações do Brasil, Serviços e Informações do Brasil).
Estrutura do ciclo de capacitações
Tipo de encontroData de inícioFoco
Nacional10/07, 15hTransmissão ao vivo via canal do FNDE no YouTube, em parceria com a Undime
|
21/07/2025 |
9h às 11h |
Goiás + Distrito Federal |
RegionaisDe 14 a 23/07 Sessões específicas por estado, com pautas alinhadas à realidade local (Serviços e Informações do Brasil)
As capacitações, com duração de cerca de duas horas, serão realizadas via Microsoft Teams e contam com inscrição gratuita. Os participantes que permanecerem até o final do dia recebem certificação digital (Serviços e Informações do Brasil). Já no processo de inscrição, gestores podem registrar dúvidas que serão tratadas pela equipe técnica do FNDE.
Conteúdo programático
Orientações práticas sobre procedimentos operacionais do ETI;
Resolução de dúvidas frequentes;
Atualização das normativas vigentes;
Apresentação de novas ferramentas de apoio à gestão;
Foco na correta alocação dos recursos do primeiro ciclo de pactuação, com data-limite para aplicação até 31 de outubro de 2025 — caso contrário, os valores deverão ser devolvidos à União (Serviços e Informações do Brasil).
Essas ações visam fortalecer a gestão dos recursos públicos e ampliar, efetivamente, a oferta de matrículas em tempo integral nas redes de ensino de todo o país.
Sobre o ETI
Foi lançado em julho de 2023 e busca implantar jornada escolar mínima de 7 horas/dia ou 35 horas/semana, prioritariamente em escolas que atendem famílias em situação de vulnerabilidade (Serviços e Informações do Brasil).
É uma política voluntária, gerida pela Secretaria de Educação Básica do MEC e executada financeiramente pelo FNDE, com adesão via Simec (Serviços e Informações do Brasil).
Situação atual da execução financeira
O programa conta com um investimento de R$ 4,1 bi, visando criar 1 milhão de novas matrículas, com prazo de execução de 24 meses após pactuação (Serviços e Informações do Brasil).
Até o 7 de julho de 2025, apenas 38% dos recursos estavam executados, com grandes disparidades entre estados: Roraima (1%), Distrito Federal (5%) e, por outro lado, Piauí (69%) e Amazonas (68%) (Serviços e Informações do Brasil).
Ao oferecer esse suporte técnico e capacitação, FNDE e MEC esperam garantir que os recursos sejam totalmente utilizados, consolidando o modelo de educação em tempo integral em todas as redes de ensino.
Notícias para Você
Notícias para Você
04 de Maio de 2026 Assistência Social
Cadastro biométrico passa a ser exigido para beneficiários de programas sociais até o fim de 2026
Pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, deverão realizar o cadastro biométrico até 31 de dezembro de 2026 para garantir a continuidade, concessão e renovação dos benefícios. A medida foi oficiali…
04 de Maio de 2026 Inhumas
Prefeitura de Inhumas intensifica políticas de promoção à saúde e qualidade de vida no município
A Prefeitura de Inhumas segue ampliando e fortalecendo ações voltadas à promoção da saúde, com ênfase no incentivo à prática regular de atividades físicas como aliada essencial na prevenção e no controle da hi…