Página - FGM recebe presidente da ABREMA para tratar da gestão de resíduos sólidos em Goiás
FGM recebe presidente da ABREMA para tratar da gestão de resíduos sólidos em Goiás
Página FGM recebe presidente da ABREMA para tratar da gestão de resíduos sólidos em Goiás
- 11/07/2025 às 14:33
- - Atualizado há 12 meses atrás
A Federação Goiana de Municípios (FGM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11/07), a visita do presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), Pedro Maranhão. Ele foi recebido pelo vice-presidente da FGM e prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, em reunião com a consultora ambiental da entidade, Priscila Inácio. O encontro teve como objetivo discutir o cenário da gestão de resíduos sólidos no estado de Goiás e apresentar os principais desafios enfrentados pelos municípios.
Durante a reunião, a FGM detalhou as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras goianas, como os altos custos para manter aterros sanitários regulares, a carência de equipes técnicas especializadas e a complexidade logística para destinação adequada dos resíduos. Atualmente, Goiás conta com apenas três aterros privados licenciados: um no Entorno do Distrito Federal e dois na Região Metropolitana de Goiânia, o que dificulta o acesso principalmente para os municípios do norte e sudoeste do estado.
“A realidade dos municípios é desafiadora. Muitos gestores têm feito grandes esforços, quase milagres, para se adequar às exigências legais, mesmo diante de tantas limitações. Goiás está em uma fase de transição e há muita disposição por parte das prefeituras para resolver a situação”, destacou Marcelo Paiva.
Pedro Maranhão ressaltou que sua visita teve como principal ouvir os gestores e compreender, de perto, o cenário da gestão de resíduos sólidos em Goiás. “É evidente o comprometimento dos municípios e da FGM com essa pauta. Viemos entender a realidade local é preciso reconhecer os desafios existentes. Precisamos analisar a situação de cada município e buscar soluções práticas e sustentáveis que estejam ao alcance dos municípios. O enfrentamento desse problema exige união de esforços, planejamento e apoio técnico contínuo.” afirmou o presidente da ABREMA.
A consultora da FGM, Priscila Inácio, pontuou a necessidade de apoio institucional para que os municípios possam cumprir a legislação ambiental. “Os aterros estão longe da maioria dos municípios, o que encarece a operação e torna difícil a adequação. A FGM tem atuado para apoiar as prefeituras com orientação técnica e articulação junto aos demais entes federativos.”
A FGM reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos e continuará atuando como parceira técnica e política na construção de soluções para a gestão de resíduos sólidos. A entidade defende a ampliação de consórcios intermunicipais, o fortalecimento da assistência técnica e a criação de políticas públicas que considerem as realidades regionais do estado.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…