Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - FGM realiza reunião de ativação da Rede Goiana de Gestores Municipais de Cultura

FGM realiza reunião de ativação da Rede Goiana de Gestores Municipais de Cultura

Página FGM realiza reunião de ativação da Rede Goiana de Gestores Municipais de Cultura

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) realizou, na manhã desta sexta-feira (23/01), na sede da entidade em Goiânia, a Reunião de Ativação da ReCult (Rede Goiana de Gestores Municipais de Cultura). O encontro marcou um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas culturais em Goiás, ao reunir gestores municipais, representantes institucionais e órgãos do setor cultural para alinhar ações, ampliar o diálogo e estimular a cooperação entre os municípios.

Durante a programação, a FGM destacou a importância da cooperação institucional e da formação continuada como instrumentos essenciais para qualificar a atuação dos gestores municipais de cultura. A proposta da ReCult é criar um ambiente permanente de troca de experiências, capacitação técnica e articulação coletiva, contribuindo para a construção de políticas culturais mais eficientes, inclusivas e alinhadas às realidades locais.

A valorização da diversidade cultural goiana também foi um dos eixos centrais do encontro. Foram debatidas estratégias para reconhecer, preservar e fomentar as múltiplas manifestações culturais existentes nos municípios, respeitando as identidades regionais e promovendo o acesso democrático à cultura. Nesse contexto, a rede surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer iniciativas culturais e ampliar o alcance das ações desenvolvidas no estado.

Outro ponto enfatizado foi a busca por soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas gestões municipais, como a captação de recursos, a execução de programas e o cumprimento das políticas nacionais de cultura. A ativação da ReCult reforça ainda a representatividade de Goiás na Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, ampliando a integração do estado com o Ministério da Cultura e com outras unidades da federação.

A reunião contou com a participação do Coordenador Estadual do Escritório do Ministério da Cultura em Goias, Milton Gonçalves, além de gestores municipais de cultura de todo o estado, entre eles, o vice-prefeito de Cocalzinho, Gilmar Meneses, além de Roberta Martins, representante do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa reafirma o compromisso da FGM com o fortalecimento da gestão cultural municipal e com a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, inclusão e valorização cultural em todo o estado de Goiás.

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin