Página - FGM Participa do Lançamento do Programa Compliance Municipal 2025 com Premiação de R$ 800 Mil em Equipamentos
FGM Participa do Lançamento do Programa Compliance Municipal 2025 com Premiação de R$ 800 Mil em Equipamentos
Página FGM Participa do Lançamento do Programa Compliance Municipal 2025 com Premiação de R$ 800 Mil em Equipamentos
- 03/06/2025 às 16:45
- - Atualizado há um ano atrás
A Federação Goiana de Municípios (FGM) participou nesta manhã, 3 de junho, do lançamento da edição 2025 do Programa Compliance Municipal (PCM), uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da gestão pública, promoção da transparência e consolidação de uma cultura de integridade entre os municípios goianos. A Federação foi representada pelo vice-presidente Alla Paes Xavier, prefeito de Crixás-GO. Os municípios goianos tiveram suas vagas ampliada na cerimônia que foram de 15 para 60 com a introdução do novo selo diamante de certificação
Sobre o Programa
O Programa de Compliance Público Municipal é uma iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO) e a Federação Goiana de Municípios (FGM).
Lançado em 2021 a pedido do governador Ronaldo Caiado, o programa é baseado na experiência exitosa do Programa de Compliance Público Estadual, implementado desde 2019. O objetivo é assegurar que os atos municipais estejam em conformidade com padrões legais e éticos, promovendo transparência, eficiência, integridade da gestão pública, participação social e melhoria na prestação de serviços públicos.
Estrutura e Eixos Temáticos
O PCM é estruturado em três eixos principais:
Gestão de Riscos: Criação de procedimentos para implantação de mecanismos de controle em procedimentos licitatórios e contratos.
Ética e Transparência: Desenvolvimento de códigos de ética para a administração pública e campanhas de difusão interna e externa.
Ouvidoria: Implementação e adequação de mecanismos de transparência, incluindo Lei de Acesso à Informação e Portal de Transparência.
Além das ações práticas, o programa oferece capacitações para servidores municipais e consultorias especializadas, facilitando a implementação de boas práticas de governança.
Novidades da Edição 2025
A edição 2025 traz importantes inovações:
Ampliação de vagas: De 15 para 60 municípios participantes
Premiação inédita: R$ 800.000,00 em equipamentos de informática para os municípios que se destacarem
Novo selo: Introdução do selo diamante, além dos já existentes bronze, prata e ouro
Esta premiação visa não apenas reconhecer os melhores desempenhos, mas também investir no desenvolvimento tecnológico e na modernização das administrações locais.
Resultados Alcançados
Desde sua criação, o PCM já demonstra resultados expressivos:
54 municípios do estado de Goiás já participaram (22% do total de municípios)
3.484 servidores foram capacitados
Distribuição por edições:
2022: 13 municípios
2023: 38 municípios
2024: 16 municípios
O programa acontecerá ao longo de todo o ano de 2025, oferecendo uma oportunidade única para os municípios aprimorarem sua gestão pública e fortalecerem a transparência e eficiência dos serviços municipais.
A participação da FGM reforça o compromisso da Federação em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento institucional e a melhoria da gestão pública nos municípios goianos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…