Página - Escolas têm até 27/6 para solicitar recursos do PDDE Educação Conectada
Escolas têm até 27/6 para solicitar recursos do PDDE Educação Conectada
Página Escolas têm até 27/6 para solicitar recursos do PDDE Educação Conectada
- 17/06/2025 às 14:07
- - Atualizado há 4 meses atrás
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/adesao-das-escolas-ao-pdde-educacao-conectada-vai-ate-27-6

Iniciativa busca garantir internet de qualidade para uso educacional. Diretores devem acessar plataforma digital para participar do monitoramento e elaborar plano de aplicação dos recursos
Diretores e gestores de escolas públicas têm até o próximo dia 27 de junho para se inscrever no Módulo Educação Conectada, disponível na plataforma PDDE Interativo. Esta é uma etapa essencial do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), onde os responsáveis pelas instituições podem participar do monitoramento e criar seus Planos de Aplicação Financeira (PAFs) para envio ao Ministério da Educação (MEC). O programa integra a Política de Inovação Educação Conectada (Piec), desenvolvida para ajudar as escolas a terem acesso à internet adequada para atividades de ensino.
Para definir quais escolas terão prioridade, o MEC estabeleceu alguns critérios importantes. Terão preferência as instituições que já possuem o Medidor Educação Conectada instalado e que destinaram parte dos recursos para contratar serviços de internet em seu PAF. Os recursos que cada escola pode receber dependem do número de estudantes matriculados na educação básica, conforme registrado no Censo Escolar de 2024:
Número de alunos matriculados na educação básica
Faixa de matrículas na educação básica |
Valor de repasse anual |
De 1 a 199 |
R$ 2.451 |
De 200 a 499 |
R$ 3.328 |
500 ou mais |
R$ 3.892 |
Como instalar o Medidor Educação Conectada – As escolas podem fazer o download e instalar o Medidor Educação Conectada em um dos computadores da instituição através do site oficial do MEC, na seção "Downloads e manuais". É recomendado que seja instalado em um equipamento usado principalmente para atividades de ensino. Esta ferramenta é fundamental para acompanhar a qualidade da conexão de internet nas escolas brasileiras.
Velocidade mínima recomendada – O MEC orienta que as escolas considerem os requisitos mínimos de velocidade de internet estabelecidos na Resolução do Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas nº 2/2024 na hora de escolher seu plano de internet. Também existem orientações específicas para redes wi-fi internas, definidas pela Resolução CE/ENEC nº 3/2024, que devem ser seguidas pelas escolas que pretendem investir em equipamentos de infraestrutura.
Equipamentos e planejamento – Ter internet de qualidade também significa usar equipamentos apropriados para o ambiente escolar. Para ajudar escolas e redes de ensino a escolher e usar melhor esses dispositivos, sempre pensando em melhorar o aprendizado e promover a inclusão digital, o MEC criou o Guia para o Planejamento da Adoção de Dispositivos Tecnológicos. É importante que o planejamento coloque a educação em primeiro lugar, garantindo que a tecnologia seja usada de forma proveitosa e duradoura no dia a dia da escola.
Programa Nacional de Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) é coordenada em conjunto pelo MEC e pelo Ministério das Comunicações (MCom), unificando todas as políticas públicas do governo federal relacionadas ao tema.
A Enec estabeleceu critérios claros sobre qual deve ser a qualidade da internet nas escolas. Uma conexão adequada precisa permitir: a realização de atividades educativas e administrativas online; o uso de materiais educacionais digitais e sistemas de gestão; o acesso a conteúdos como áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming para fins educativos; e a disponibilização de rede sem fio em todo o ambiente escolar, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas dos professores, áreas de convivência e setores administrativos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
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