Página - Escolas podem realizar registro de conferência até 5 de julho
Escolas podem realizar registro de conferência até 5 de julho
Página Escolas podem realizar registro de conferência até 5 de julho
- 04/07/2025 às 08:39
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/escolas-podem-realizar-registro-de-conferencia-ate-5-de-julho
Vai até o dia 5 de julho o prazo para as escolas registrarem a etapa "Conferência nas Escolas" da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A iniciativa é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.
Mais de 61 mil escolas públicas e particulares, que possuem turmas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), estão convidadas a participar, alcançando o potencial de mobilizar mais de nove milhões de estudantes e 775 mil professores em todo o país. O objetivo é incentivar o debate sobre as mudanças climáticas e envolver crianças e adolescentes na construção de soluções para suas escolas e comunidades.
A CNIJMA é composta por diversas etapas, começando nas escolas e avançando para conferências municipais, regionais e estaduais, que devem ocorrer até 15 de agosto. As propostas e delegações finalistas participarão da etapa nacional, marcada para o período de 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília, onde estudantes de todo o Brasil poderão compartilhar experiências e projetos.
O registro da Conferência nas Escolas deve ser feito no portal do MEC, na página da VI CNIJMA. É necessário cadastrar o projeto de ação elaborado pelos estudantes, os dados do delegado, do suplente e dos professores responsáveis, além de responder às perguntas sobre os resultados da conferência. O envio é concluído quando aparecer a mensagem “formulário enviado com sucesso”, e o certificado de participação será enviado para o e-mail cadastrado.
A etapa escolar mobiliza estudantes, professores e comunidades em atividades que buscam enfrentar a crise climática de forma inclusiva, com foco na equidade e na justiça climática. A iniciativa também destaca a importância da participação das escolas diante dos impactos crescentes de eventos extremos, como enchentes, secas e queimadas, que afetam especialmente as populações mais vulneráveis.
Para apoiar as escolas, o MEC, o MMA e o MCTI disponibilizaram um guia com orientações detalhadas sobre como organizar a conferência e inscrever os projetos.
Sobre a CNIJMA
Criada em 2003, a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma ação conjunta dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Seu objetivo é envolver estudantes de 11 a 14 anos na construção de propostas socioambientais que contribuam para o enfrentamento dos desafios ambientais nas escolas, municípios e estados.
Desde sua primeira edição, a CNIJMA já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil, incluindo delegados, jovens mobilizadores, educadores e gestores da área ambiental e educacional.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…