Página - ENAP abre inscrições para curso gratuito sobre Resíduos Sólidos Urbanos voltado a gestores estaduais
ENAP abre inscrições para curso gratuito sobre Resíduos Sólidos Urbanos voltado a gestores estaduais
Página ENAP abre inscrições para curso gratuito sobre Resíduos Sólidos Urbanos voltado a gestores estaduais
- 07/05/2025 às 00:00
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está com inscrições abertas para o curso online “Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)”. A formação ocorrerá nos dias 10 e 12 de junho de 2025, das 9h às 12h, por meio da plataforma Zoom. As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de maio.
A capacitação é destinada a secretárias e secretários estaduais ou seus adjuntos responsáveis pelas áreas de meio ambiente, parcerias, infraestrutura, desenvolvimento, planejamento ou correlatas ao manejo de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa visa fortalecer a atuação estratégica dos gestores frente aos desafios da gestão de resíduos sólidos e está alinhada ao marco legal do saneamento e à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Durante as aulas, serão abordados temas como regionalização, regulação, cobrança pelos serviços, contratos estruturados, fim dos lixões e sustentabilidade econômico-financeira. Também serão discutidos o diagnóstico do setor e o planejamento de ações estaduais voltadas à estruturação de projetos na área.
A seleção dos participantes buscará garantir ampla representatividade regional, étnico-racial e de gênero. Estão previstos os seguintes critérios:
- 40% das vagas reservadas para pessoas negras;
- Paridade de gênero;
- Diversidade regional e de órgãos participantes.
A iniciativa integra o programa “Liderando para o Desenvolvimento”, desenvolvido pela Enap desde 2018 para qualificar gestores estaduais e municipais. O programa já beneficiou centenas de servidores por meio de cursos voltados ao desenvolvimento local, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à gestão pública moderna.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) reforça a importância da participação dos gestores goianos nesta qualificação, considerando a relevância do tema para a sustentabilidade e melhoria dos serviços públicos ambientais nos territórios municipais.
Inscrições e mais informações:
https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2790/
Datas do curso: 10 e 12 de junho de 2025
Horário: 9h às 12h
Modalidade: Online (Zoom)
Inscrições até: 18 de maio de 2025
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…