Página - Desmatamento em Goiás tem queda de 71,9%
Desmatamento em Goiás tem queda de 71,9%
Página Desmatamento em Goiás tem queda de 71,9%
- 16/05/2025 às 16:10
Goiás se destacou nacionalmente ao apresentar a maior queda no desmatamento entre todos os estados brasileiros em 2024. De acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD 2024), divulgado nesta quinta-feira (15/05) pela rede MapBiomas, o estado reduziu em 71,9% a supressão de vegetação nativa em relação ao ano anterior.
Em números absolutos, os alertas de desmatamento em Goiás passaram de 3.519 em 2023 para 659 em 2024. A área desmatada caiu de 69,3 mil hectares para 19,4 mil hectares, demonstrando avanços significativos no controle ambiental.
Outros estados também apresentaram boas reduções, como Paraná (-65%), Espírito Santo (-62%), Bahia (-54%) e Roraima (-50%). Na contramão, o desmatamento aumentou no Rio de Janeiro (+94%), Rio Grande do Sul (+70%) e Ceará (+23%). No caso do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, os desastres climáticos ocorridos em 2023 contribuíram para a perda de vegetação.
Queda histórica nos biomas
O RAD 2024 ainda destacou uma redução inédita do desmatamento em cinco dos seis biomas brasileiros. O Cerrado, onde Goiás está inserido, apresentou a maior queda em termos absolutos: de 1,1 milhão de hectares desmatados em 2023 para 652 mil hectares em 2024 — uma redução de 41,2%.
Também registraram queda a Amazônia (-16,8%), Caatinga (-13,4%), Pantanal (-58,6%) e Pampa (-42,1%). A Mata Atlântica foi a única exceção, com um leve aumento de 2%, passando de 13.212 para 13.472 hectares desmatados.
Esforços e compromissos de Goiás
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, comemorou o resultado, enfatizando que a meta do estado é zerar o desmatamento ilegal até 2030. “Esses números são fruto de um trabalho coletivo, iniciado há seis anos. O Estado e o setor produtivo estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Goiás”, afirmou.
Para reforçar esse compromisso, o governo estadual firmou em setembro de 2023 um pacto com representantes do setor produtivo visando eliminar a supressão ilegal da vegetação até o fim da década. Além disso, promoveu concurso público para a Semad, nomeou cerca de 100 novos servidores e investiu em tecnologia para monitoramento remoto, integrando-a às ações de fiscalização em campo.
Segundo Vulcanis, no primeiro semestre de 2024, Goiás conseguiu pela primeira vez processar 100% dos alertas de desmatamento recebidos, aplicando as devidas sanções administrativas, como multas e embargos.
Sobre o MapBiomas e o RAD 2024
O RAD 2024 é elaborado pela rede MapBiomas, uma iniciativa colaborativa formada por ONGs, universidades e especialistas, criada em 2018 com o objetivo de organizar e tornar mais acessíveis os dados sobre uso da terra e cobertura vegetal no Brasil. O relatório consolida dados de diferentes sistemas de monitoramento, como Deter/Inpe, Imazon, Sirad-X e universidades, fornecendo um panorama completo sobre a evolução do desmatamento no país.
Desde o início da série histórica do relatório, em 2019, o Brasil já perdeu cerca de 9,8 milhões de hectares de vegetação nativa. A edição de 2024 apresenta os avanços obtidos no último ano e destaca os esforços de estados como Goiás, que têm liderado iniciativas de preservação ambiental com resultados concretos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…