Página - De volta às raízes: Estado celebra transição simbólica da capital para Goiás
De volta às raízes: Estado celebra transição simbólica da capital para Goiás
Página De volta às raízes: Estado celebra transição simbólica da capital para Goiás
- 29/07/2025 às 12:39
Legenda: Leonardo Irã
Nesta segunda-feira (28/07), a cidade de Goiás, antiga capital e símbolo da identidade goiana, foi palco da tradicional transferência simbólica da sede do Governo do Estado, evento que exalta a memória histórica, cultural e política do povo goiano. Com uma atmosfera marcada por emoção, orgulho e reconhecimento das raízes, o momento fortalece a conexão entre o passado e o presente em desenvolvimento.
A solenidade reuniu autoridades dos três poderes, gestores municipais, representantes da sociedade civil e população local. O destaque ficou por conta da presença do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, que reforçaram o compromisso do Governo com a valorização da história e do patrimônio imaterial de Goiás.
Representando o presidente da Federação Goiana de Municípios, o vice-presidente da entidade e prefeito de Crixás, Allan Xavier, participou do evento e destacou:
No coração da tradição goiana, a histórica transferência simbólica da capital para Goiás resgata raízes, honra memórias e celebra nossa identidade. É um momento que une passado e presente em um só sentimento: orgulho de ser goiano.”
Durante a cerimônia, o governador destacou o simbolismo do ato para a construção de uma identidade forte e integrada em todo o Estado:
A cidade de Goiás representa o berço da nossa história. Transferir simbolicamente a capital é mais do que um gesto; é reconhecer o valor da nossa cultura, da nossa memória e das nossas raízes. Um povo que conhece sua história constrói um futuro com mais consciência, orgulho e unidade”, afirmou Ronaldo Caiado.
A transferência simbólica da capital é uma homenagem à cidade de Goiás, que exerceu a função de capital até 1937 e hoje é reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. O ato simbólico é acompanhado por uma ampla programação cultural, com apresentações artísticas, atos cívicos e celebrações populares que reafirmam o papel do município como guardião da história do Estado.
A FGM parabeniza a cidade de Goiás por manter viva essa tradição que fortalece o orgulho de ser goiano e reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional aliado à preservação cultural.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…